Qual é a realidade nua e crua de uma ação missionária?
Não podemos romantizar, nem idealizar a ação missionária da igreja
Quando estudamos a ação missionaria no Atos vemos:
O mover do Espírito Santo
Estratégias e ações intencionais da Igreja;
Uma sintonia entre o Espírito Santo e as estratégias/ações da Igreja.
• Sintonia com o Espírito Santo.
Antioquia13:2 Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado".
• Estratégias e ações:
Sinagogas:14:1 Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios
Pregação pública: Antioquia da Pisídia 13:15 Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: "Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem".16 Pondo-se de pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: "Israelitas e gentios que temem a Deus, ouçam-me!
Discipulado-ensino:
Icônio 14:3 Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles;
Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia 14:23 Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.
Motivação: 13:22 fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus
Enfrentar a oposição:
Com firmeza: Listra“13:9 Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:10 "Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?
Com alegria e cheio do Espírito Santo: Antioquia da Pisídia 52 Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.