Listen

Description

Por que nem sempre consigo manter a mesma dedicação na obra do Senhor? Uma das causas da minha negligência com aquilo que Deus está fazendo, com certeza tem sido a falta de entendimento sobre o que é a obra do Senhor? Isso acontece porque minha inclinação é buscar o meu querer e o meu realizar. Perco facilmente a motivação e o ânimo porque espero efetuar meu querer e meu realizar. Todas as vezes que não permaneci firme, contante e dedicado na obra do Senhor foi porque não coloquei em prática minha salvação, a ponto de experimentar o próprio Deus efetuando em mim tanto o querer quanto o realizar de acordo com sua boa vontade (Fl.2:12-13).

Hoje eu sei que não preciso de algo que me motive ou me anime a fazer algo para Deus, porque Sua obra não tem nada a ver com ativismo, resultados, metas, estratégias que queira traçar e realizar. Deus nunca precisou dos meus recursos, nem das minhas capacidades e talentos, muito menos das minhas técnicas para fazer acontecer o que apenas ELE poderia fazer. Mesmo sabendo disso tudo, ainda não é fácil manter-se dedicado (abundante) na obra porque falta vivenciar de forma mais profunda o querer e no realizar de Deus, de forma que essa obra deus seja primeiro em mim para depois ser através de mim. O que estou querendo dizer é que preciso, de verdade, colocar em prática a minha salvação.

Para isso eu preciso:
1. Deixar de ficar tentando alegrar a Deus com coisas que eu faço – rituais, devocionais, cultos ou sacrifícios, porque ELE se alegra mesmo é quando ando em amor, de tal forma que em qualquer coisa feita seja sempre um transbordar do Seu amor e graça que me alcançou. Porque pôr em prática a salvação é experimentar ELE efetuando em mim seu querer e seu realizar de acordo com sua boa vontade.
2. Na prática, o querer e o realizar de Deus não é nada complicado e que necessite de grandes elaborações, basta amar e colocar o amor de Deus em tudo, não seria essa a boa vontade de Deus: transformar-se numa manifestação viva das obras do amor? Obras estas:
 realizadas em Cristo Jesus, as quais Deus preparou de antemão para que as praticassem, porque sou, juntamente com meus irmãos criação de Deus Efésios 2:10
 que precisam ser incentivadas entre na comunhão como Igreja ( Hb. 10:24)
 materializadas no fazer o bem e no repartir com os outros o que tenho, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. (Hb.13:16)
O fato é que tenho achado difícil permanecer dedicado na obra do Senhor porque ainda luto contra meu querer e meu realizar. Quando isso acontece, ao invés de buscar motivações para ter algum ânimo, olho para dentro de mim e me vejo:
 como alguém criado em Deus para realizar boas obras;
 como parte de uma comunidade onde há o incentivo ao amor e às boas obras;
 como alguém que está descobrindo quais sacrifícios são agradáveis a Deus (fazer o bem e repartir o que tenho)
O que tenho aprendido é que para permanecer não basta se sentir motivado e animado, preciso todos os dias viver, até que seja o querer e o realizar de Deus e não mais o meu.