Estoicismo: Segundo Ato. Filosofar é viver com consciência as experiências sensíveis encontrando as escondidas verdades do ser.
Misteriosamente será um escravo chamado de Epicteto (50 dc - 138) o grande mestre que expanda a reflexão sobre a liberdade de si mesmo partindo da “ignorância vencível e o agir interior”. O tempo do estoicismo é de impérios, guerras, escravidão, jogos olímpicos e no âmbito filosófico político de reflexões sobre a República para todos os cidadãos de um povo “res publica res populi” nos disse Marco Túlio Cícero no seu livro 📖 Da República (54 a.c) na Roma dos aristócratas guerreiros, os Scipiones. Neste segundo ato, dialogamos também sobre outros conceitos muito importantes para a escola estoica: Cosmopolitismo, ataraxia, paz da alma, autoconhecimento e domínio de si frente as adversidades na vida humana. Participam do Podcast 📻 os professores Estoicos de estágio escolar 4: Danilo Rezende, Pedro H Rodrigues e Jeferson Schoenstatt (UnB). Mediação Prof. Dr. Gonzalo Tinajeros. *Acompanhe nossa proposta diferente e assine 🖊️ o episódio completo (31 minutos) e todas as nossas temporadas. Escolha seu melhor plano 🪪: estudante, profissional, curtidor. Contato: filosofiajovempodcast@gmail.com ; messenger ; Instagram @Filosofia Jovem Podcast.
https://music.youtube.com/watch?v=PcITHShbYMw&feature=share
Música de Evanthia Reboutsika “The depots are on fire”.
*Este episódio está dedicado ao “espírito estoico dos deportados” que são forçados a abandonar seus lugares em qualquer época, porém se mantém firmes para continuar com suas vidas. Texto e fotografia de Gonzalo Tinajeros.
https://open.spotify.com/episode/0e5chy8x5d23Ff1h17TLyO?si=eHcSdk0ETvqvGLNIN05txQ