Listen

Description

GUAVA (@guava.gallery), em letras maiúsculas, como pede Mariana Destro, sua idealizadora, é uma galeria digital pré-pandemia e, portanto, pré-virada da implosão de exposições em redes sociais. Fundada em 2019, é uma plataforma de curadoria de exposições e projetos feitos especialmente para a internet. Com foco em arte contemporânea latino-americana produzida por artistas e ‘curadories’ mulheres, ‘racializades’ e LGBTQIA+, a proposta da GUAVA é de buscar na construção de um diálogo mais estreito entre a prática artística e os campos mais amplos da sociedade, sem nunca esquecer o caráter efêmero de um mundo em constante mudança.



“A GUAVA surgiu então como um projeto de inserção de imagens de arte contemporânea nos circuitos cotidianos de uma vida cada vez mais dominada pelas regras do neoliberalismo. Enfim, eu tinha as habilidades técnicas para montar uma galeria de arte online. Estar online me permitiria apresentar projetos complexos com recursos limitados. Além disso, somado ao meu interesse anterior na epistemologia das imagens estava o desejo de apresentar projetos curatoriais que pudessem envolver temas recorrentes em meu trabalho artístico, tais como gênero, decolonalidade, corpo e autorrepresentação na contemporaneidade”, explica Mariana Destro. “GUAVA é uma galeria online dirigida por artistas”, conclui.



PROGRAMAÇÃO:

O espaço participa do BsB Plano das Artes – Distrito Aberto 3ª edição, que ocorre de 21 de outubro a 4 de novembro de maneira virtual. Agenda em breve.



Saiba mais: www.bsbplanodasartes.com.br



O BsB Plano das Artes é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).



#planodasartes#planodasartesdistritoaberto#bsbplanodasartes#oreencontropresencialcomaarte