.Neste episódio, o Ciclista conversa com convidados especiais sobre a saúde mental dos idosos. Além dos transtornos mentais, o papo com Cláudia Santana, Dimitri Auad, Nadir e Fátima Marta discutiu as dificuldades para o tratamento da população com sessenta anos ou mais no SUS, sobre como prevenir os quadros demenciais entre outras questões.
Não deixei de ouvir!
A Dra. Cláudia Martins Santana é médica psiquiatra, especializada em Psiquiatria Geriátrica, mestre em Saúde Mental pela USP, docente na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Coordenou o Projeto de Atendimento ao Idoso (PAI) na Faculdade de Medicina do ABC de 2006 a 2012, foi Responsável Técnica por Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (2014 a 2017) e médica de Unidade de Referência a Saúde do Idoso (2017 a 2018).
Fátima Marta é coordenadora do Movimento Popular de Saúde de Santo Amaro; Conselheira do Hospital Integrado de STO Amaro; Conselheira da STS de Santo Amaro e Conselheira do Hospital Dia e CER III de C. Ademar - segmento usuário.
Dimitri Auad é aposentado, graduado em administração de empresas e com formação técnico-secundária em Análises clínicas. Atuou por 20 anos na Companhia Estadual Tecnologia em Saneamento - CETESB, ex conselheiro do: CONSEMA SP, Conselho Gestor da STS de CIDADE ADEMAR. Atualmente Conselheiro do conselho Gestor Hospital Municipal Vila Santa Catarina e do Hospital Integrado de Santo Amaro. Está na Direção executiva da União dos Movimentos Populares de Saúde (UMPS) e co-coordenador do Movimento Popular de Saúde de Cidade Ademar e Pedreira (MOPSCAP).
Esse episódio usou áudio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, do IBGE, da biblioteca de áudio do Youtube e dos Beatles.
O relatório da ONU citado está disponível em:
https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-of-older-adults