Listen

Description

Bruna Bins recebe Fernando Gofferje (educador financeiro) para pegar algumas dicas  de como começar um planejamento financeiro e entender como um bom planejamento de finanças pessoais e uma boa definição de objetivos podem fazer a diferença nos investimentos.

O planejamento financeiro nada mais é do que seu guia financeiro, como se você tivesse uma bússola para onde direcionar os seus investimentos no longo prazo. Para melhorar suas finanças pessoais é necessário primeiro realizar uma gestão financeira, depois elaborar o seu planejamento e, então, seguir para os investimentos.

Muitas vezes nós traçamos um planejamento, mas precisamos estar atentos sobre como a realidade se impõe, já que coisas inesperadas podem acontecer. Dessa maneira, traçar prioridades é necessário, mas sempre mantendo a perspectiva de longo prazo.

Por exemplo, para quem está começando, vale mais a pena focar em aumentar a sua receita financeira do que já partir para os investimentos. E, em todos os casos, ter um objetivo é fundamental. 

Quanto mais certo você estiver sobre seus objetivos financeiros, mais fácil será alcançá-los. São exatamente eles que se tornam o motivador de um bom investidor que, unidos ao bom planejamento, se tornam o guia para lidar com momentos de altas e baixas tanto nos investimentos quanto na vida pessoal e na entrada de caixa.

Fernando coloca que não desistir do objetivo inicial exige sacrifício em alguns aspectos de nossa vida, abrir mão de certas coisas às vezes. Se não for possível economizar o valor que você havia estipulado, você pode alterar um pouco os seus planos, mas não desista de economizar e investir. Desistir é pior, pois depois é mais difícil voltar ao seu planejamento. 

O planejador financeiro é o elo entre quem está perdido nas finanças pessoais e seus próprios objetivos. O ser humano é um ser emocional, somos movidos a maior parte do tempo pelos nossos sentimentos, é muito difícil ser estritamente racional, então, não há nada de errado em ter ajuda para entender como fazer um planejamento financeiro.

Se você deseja começar, vale a pena se perguntar: qual o seu maior medo? O que você não deseja perder na sua vida? Depois disso, é necessário elencar o que você quer para o seu futuro e o porquê de você querer chegar nesse lugar. 

Baseie o seu planejamento pelas suas emoções, mas passe pelo filtro racional dos objetivos e das estratégias. Essa pode ser uma fórmula de sucesso!

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi

https://www.liqi.com.br/