Listen

Description

Bruna Bins recebe Jaqueline Benevides (Sócia da L4 Capital) para entender como funciona a renda fixa, quais as características que devem ser analisadas antes de investir e como calcular riscos, liquidez e rentabilidade e quais as oportunidades. 

A renda fixa geralmente não é tão comentada em relação aos ganhos, não há vídeos megalomaníacos e propagandas falando sobre como ficar rico de uma hora para outra por meio desse tipo de investimento. Porém, para muitos perfis são os melhores ativos e para muitos outros são uma alternativa para diversificação.

A taxa de juros atual no Brasil representa para o mercado de crédito um momento de tensão, as pessoas estão com dificuldade de quitar seus financiamentos e os próprios bancos estão com problemas devido a essas ausências de pagamento.

Para o investimento em renda fixa foi um momento de altas rentabilidades, porém, com a oferta e demanda, as próprias taxas oferecidas acabam diminuindo. No sentido macroeconômico, um período muito longo de alta de juros, é prejudicial para a economia como um todo, mas para os investidores acaba ainda sendo uma boa oportunidade para investir.

As opções de ativos e títulos são muitas e incluem opções pré-fixadas e pós-fixadas. Mas é importante que as pessoas saibam observar o cenário macroeconômico, as movimentações do COPOM e fazer cálculos de rentabilidade dentro do período para encontrar a melhor alternativa de renda fixa para seus objetivos.

Além disso, é fundamental entender que dependendo do produto financeiro que você escolher é, sim, possível perder dinheiro mesmo sendo renda fixa. Muitos cálculos podem ser feitos nesse tema, como aqueles que envolvem marcação a mercado, imposto de renda e outros.

Assim como outros investimentos, a melhor estratégia para renda fixa é a diversificação e isso inclui tanto o investimento em ativos híbridos, pré-fixados e pós-fixados, quanto o investimento em outras categorias, como ativos de renda variável.

Aproveite para entender os principais conceitos, como SELIC e IPCA, as diferenças entre os principais produtos, como NTNB, CDB, Debêntures, CRI e CRA, e entenda quais ativos de renda fixa funcionam para cada momento e objetivo da sua vida!

 

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi

https://www.liqi.com.br/