Listen

Description

Vinicius Romano (Head de Renda Fixa da Suno Research) conversa com Flávia sobre o que são ETFs, como eles funcionam, as principais vantagens e desvantagens e como investir em ETFs.

ETF é uma cesta de ativos que pode estar atrelada a diferentes categorias, como renda fixa, renda variável e cripto. E dentro de cada um, existem diferenciações como os setores no qual investem ou a periodicidade de dividendos.

A ação representa uma unidade de participação em uma empresa, já os ETFs seguem índices pré-definidos e incluem diversos ativos, por exemplo, diversas ações.

Uma das principais vantagens de investir em ETF é a diversificação, porque você se expõe a uma gama de ativos diferentes em uma única aquisição. Além disso, a acessibilidade é outro elemento importante, já que é possível investir a partir da bolsa de valores.

A volatilidade dos ETFs depende dos índices que seguem. No caso de um ETF de renda fixa, por exemplo, a volatilidade será menor do que um ETF que segue o Ibovespa ou um índice da bolsa estadunidense. Por isso, é importante entender a metodologia dos índices antes de investir em um ETF.

A desvantagem do ETF seria a gestão passiva, o ETF é a média do mercado, então, para quem está procurando superar o mercado, não vai atingir esse objetivo com esse veículo financeiro. É a questão de não ter a liberdade de escolher os ativos.

Para quem se pergunta como investir em ETFs, é necessário ter uma conta em uma corretora ou instituição financeira (as mesmas usadas para a compra de fundos, ações, etc), então buscar pela sigla do ETF e fazer o investimento. Muitos apresentam valores democráticos para a compra, podendo chegar a R$10.

Os ETFs cripto estão fazendo cada vez mais sucesso e podem ser uma oportunidade para pessoas que não estão familiarizadas a este tipo de investimento, principalmente pela proteção de precisar escolher os ativos. 

 

Aproveite para conhecer a plataforma de conteúdos da Liqi

https://descompliqi.com.br/