Patrícia Stille (CEO da Bee4) conversa com Flávia Jabur sobre a tokenização de ações, quais são as soluções que elas oferecem para o mercado e quais são os processos de emissão e distribuição pela plataforma da Bee4.
A Bee4 é o primeiro mercado organizado para negociação de valores mobiliários tokenizados que participa do projeto sandbox da CVM. Nesta primeira fase da empresa, o foco está destinado às ações tokenizadas.
As ações vendidas pela Bee4 são como as ações que circulam pela B3, a bolsa de valores do Brasil. A única diferença é o fato de que são representadas por tokens para serem negociadas dentro da infraestrutura blockchain.
A grande solução ofertada pela Bee4 é a oportunidade de que empresas menores, que ainda não têm o tamanho necessário para realizar um IPO na B3, possam oferecer suas ações para negociação.
Para garantir a segurança, foi elaborado um arcabouço regulatório para que pudesse ser adaptado para a realidade econômica desses tipos de negócio, dentre eles há a necessidade de ter sido auditada no último ano, ter um valor de até R$300 milhões, e atender os critérios que fazem a leitura de maturidade da empresa.
Os pregões acontecem às quartas-feiras, que é quando as pessoas podem adquirir essas ações. Essa escolha se deve ao desenvolvimento deste mercado e à construção de liquidez.
Por mais que haja a tendência mundial da negociação 24/7, que é um interesse da Bee4, a concentração ocorre em um dia para que haja a experiência do mercado acontecendo de fato.
A economia tokenizada no Brasil já está acontecendo e nas palavras de Patricia “vai mudar tudo”! Estamos apenas no começo e vale a pena acompanhar todas essas movimentações.
Aproveite para conhecer a plataforma de conteúdos da Liqi