COMUNICAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO #07
Áreas de risco, Planejamento Urbano e Cidades Mais Inteligentes
Neste episódio iremos falar um pouco mais sobre a temática “áreas de risco” pelo viés da Geografia Urbana e sobre o Programa “Viva o Morro” que nasceu da necessidade imediata de prevenção e respostas aos acidentes, com ações de reconstrução de danos e de remoção de situações de risco na perspectiva de estruturação do espaço urbano, dotando-o de infraestrutura urbana, criando mecanismos de regulação, de gestão e controle da ocupação habitacional compatível com a fragilidade ambiental dos morros na região metropolitana do Recife (PE) com o nosso convidado Jan Bitoun, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Convidado: Jan Bitoun, Graduado em geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre (Licence 1970, Maitrise 1971) e pós-graduado em Geografia Humana e Organização do Espaço na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (Doutorado, 1981). Professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, de 1979 até a aposentadoria em agosto de 2018, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação que coordenou (1984-1992; 2004-2008). Geógrafo urbano, trata desde a sua formação: i) da Urbanização, em relação a ruralidades, a regiões e políticas de desenvolvimento territorial e regional; ii) das Cidades, especialmente do Recife e da Região Metropolitana, dando ênfase à desigualdade socioespacial, aos assentamentos precários e à relação entre geografia e política de desenvolvimento urbano; iii) de políticas públicas, especialmente de saúde e de meio-ambiente urbano (a partir do século XXI). Teve experiências de trabalho em secretarias da cidade do Recife (1993-1997 e 2001-2002), participa desde 1998 da Rede Observatório das Metrópoles e colabora a Rede de Estudos sobre Cidades Médias. Coordenou ou participou de vários trabalhos de consultoria técnica local e nacionalmente (nesses especialmente sob a forma de tipologias), tendo publicado trabalhos acadêmicos relacionados a esses trabalhos técnicos. No primeiro Conselho Nacional das Cidades (2003), representou a AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros) e no decorrer da sua trajetória, manteve uma postura de geografia "ativa", não utilitarista, mas capaz de colaborar criticamente a redefinições de políticas, de modo a superar manutenções de situações de invisibilidade de segmentos sociais e de insuficientes apreensões da diversidade do uso do território brasileiro.
Redes sociais: Instagram e TikTok - @enplageo / Youtube - ENPLAGEO (UFPE) / Facebook – ENPLAGEO / Site - https://www.ufpe.br/enplageo
Ficha Técnica:
Data gravação: 20/01/2022; Lançamento: 14/02/2022. Duração 1h 17m 29s;
Host: Fabiana Souza, Bacharel e Licenciada em Geografia (FSA), Mestre em Geografia Física (USP) e doutoranda em Geografia Física (UFPE), ENPLAGEO.
Roteiristas: Fabiana Souza (UFPE);
Edição: Pablo Guilherme de Melo Neves (UFPE);
Vinheta: Rodrigo Régis (Lei 9.610 1998 - Lei dos Direitos Autorais – LDA)