UM CICLO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA
Coordenção e Moderação Tiago Bartolomeu Costa
Episódio 5 - sessão de 27 março 2023
Liberalismo cultural: O Estado, os privados e os fantasmas do Mecenato
Com
- 00:04:10s - Lição: Pedro Costa (Professor Associado do Departamento de Economia Política do Iscte e investigador do DINAMIA’CET-iscte) - Para além do mercado e do financiamento pelo Estado: a diversidade de lógicas de governança na cultura
- 00:55:30s - Contexto: Carmen Zita Monereo (Gestora e especialista em comunicação) - O que é o mecenato cultural?
- 01:26:00s - Debate: Adolfo Mesquita Nunes (Advogado e consultor), Anabela Afonso (Gestora cultural), Cíntia Gil (Programadora de cinema)
Moderação: Tiago Bartolomeu Costa
O Mecenato Cultural é o contributo da sociedade civil para um país culturalmente mais desenvolvido e para uma melhor democracia. Consiste em donativos atribuídos por indivíduos ou empresas a entidades públicas, ou privadas, que se dediquem a atividades de reconhecido valor artístico e cultural. O Estado apoia e cofinancia esta prática, prescindindo de uma parte da sua receita fiscal, através da atribuição de benefícios fiscais aos Mecenas.
Num mundo contemporâneo, os Mecenas têm um papel fundamental no contributo para sociedades culturalmente mais desenvolvidas e para a união das comunidades em que operam, podendo, através do seu apoio, criar um impacto social único.
Para os projetos artísticos e culturais que recebem Mecenato, as vantagens são a diversificação de fontes de financiamento e a sustentabilidade financeira do projeto, mas também o acesso a novas plataformas de divulgação e o alargamento de públicos.
Fonte: https://www.gepac.gov.pt/apoios-e-incentivos/mecenato-cultural
Para saber mais:
https://www.gepac.gov.pt/apoios-e-incentivos/mecenato-cultural
https://eportugal.gov.pt/servicos/mecenato-cultural
https://ffms.pt/pt-pt/direitos-e-deveres/em-que-consiste-o-mecenato-cultural-quais-vantagens-de-ser-mecenas