Cidadão do Mundo
Olá, hoje sexta-feira, 12 de novembro de 2021 e eu sou Fabíola Chaguri. Esse é mais um podcast e você está convidado a contribuir com sugestões de pautas, através do meu whatsapp 11 989422552 ou me acompanhar pelo Telegram. Também tenho um canal no YouTube - Fabíola Chaguri, com esse e outros temas.
Cidadão do Mundo
Esse título pode ser bom ou não. Peço sua atenção a respeito disso.
Quando você viaja a um país estrangeiro e se comporta muito bem, espera do estrangeiro o mesmo comportamento em seu país. Você não joga lixo no chão, respeita as leis locais, os costumes. Diferente do que vimos acontecer, por exemplo, com uma torcida que brigou dentro de um estádio de futebol, foram presos e causaram um problema diplomático. Isso é péssimo pra imagem do país e do povo de origem, porque dá a impressão de que boa parte da população repete esse mesmo comportamento. Bons exemplos de cidadania é nossa obrigação, na nossa cidade, no nosso bairro, em outro país, no nosso ambiente de trabalho, e dentro da nossa própria casa.
A reflexão serve para todas essas circunstâncias. E sua casa é o Brasil, nossa pátria. Uns podem pensar que é nacionalismo exacerbado, mas não se trata disso. Se trata apenas de proteger a nossa “casa” e isso é o natural: primeiro a nossa casa para depois a casa do vizinho.
Globalismo é a palavra usada no âmbito político para “Cidadão do Mundo” e também precisa ser visto com o mesmo cuidado.
Desenvolvimento científico, técnico, boas práticas, com certeza devem ser compartilhados, porém intervenções internacionais dentro da nossa soberania nacional, não deve ser permitido. Temos nossas leis, nossa cultura, e a história sempre nos mostrou que países lutam por interesses próprios e isso não mudou. Temos que olhar para essas situações com esse sentido de auto-proteção. Muitos são lobos em pele de cordeiros. O que for bom que venha!
Você pode não concordar com o que eu digo, mas não pode dizer que estou mentindo.
Um abraço e até o próximo!