Água Viva
Olá, hoje domingo, 21 de novembro de 2021 e eu sou Fabíola Chaguri. Esse é mais um podcast e você está convidado a contribuir com sugestões de pautas, através do meu whatsapp 11 989422552 ou me acompanhar pelo Telegram. Também tenho um canal no YouTube - Fabíola Chaguri, com esse e outros temas.
Assim como Jesus Cristo disse "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".
João 7:37-38. Nenhum ser vivo sobrevive sem ela.
Por séculos guerras foram travadas, territórios conquistados, povos dizimados, em nome da Água. Foi, é e sempre será moeda de troca.
Quando em 2014 tivemos uma crise hídrica em São Paulo, todos economizaram, e o poder público quase nada fez para melhorar as formas de captação. Não pára de chover em nenhum lugar. A questão é o que o homem faz, para captar água. Por anos o nordestino viveu sem cisternas para armazenamento por falta de dinheiro para construí-las. Hoje a situação é um pouco melhor e uma importante obra – a transposição do Rio São Francisco foi concluída, depois de muito desperdício de dinheiro público. Se constroem cada vez mais prédios, condomínios, casas e nenhuma ação é feita no sentido da captação e armazenamento das águas da chuva. Temos Iphones, tomografias, mas ainda engatinhamos no elementar.
Segundo o site do INPE, e você mesmo pode pesquisar isso, o volume de chuvas só tem aumentado no decorrer dos anos e por que o problema persiste? Qual é a dificuldade em armazenar água. Veja que o que sempre é dito é que chove no lugar errado, que precisa chover nas cabeceiras dos rios. É a frase mais estúpida que ouço. Será que Deus precisa fazer chover no lugar certo? Ou será o homem incapaz de exercer sua inteligência e guardar esse bem tão precioso. Espero que você perceba que a providência e a seriedade com que o problema é tratado nunca é suficiente. A incompetência política existe, mas temos que abrir os olhos a essa falácia ambiental e exigir um posicionamento e nós mesmos termos ações mais concretas a esse respeito.
Veja que os Governos exercem um controle através dos constantes aumentos nas tarifas de luz. A culpa recai sempre sobre a população que “desperdiça”.
Quero saber se o Governador, toma banhos mais curtos e deixa de regar seu jardim diariamente.
Seria isso parte da maldade humana? Uma ação planejada para empobrecer ainda mais a população?
Você pode não concordar com o que eu digo, mas não pode dizer que estou mentindo.
Um abraço e até o próximo!