Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

Prefiro Minha Parte em Dinheiro

Olá, hoje sábado, 13 de novembro de 2021 e eu sou Fabíola Chaguri. Esse é mais um podcast e você está convidado a contribuir com sugestões de pautas, através do meu whatsapp 11 989422552 ou me acompanhar pelo Telegram. Também tenho um canal no YouTube - Fabíola Chaguri, com esse e outros temas.

Prefiro Minha Parte em Dinheiro

Essa frase eu uso quando alguém me oferece alguma coisa que eu não gosto muito. Como se diz atualmente é um meme, e essa reflexão vale tanto para as empresas públicas quanto para empresas privadas. Indo direto ao ponto, significa que toda vez, toda vez (não existe almoço grátis), que alguém te oferece um regalo um presente ela tá tirando do seu próprio bolso.

Quando o governo diz que vai te dar absorvente, cesta básica, vale gás, significa que você mesmo está pagando por isso. Os governos não produzem dinheiro, tudo sai do imposto que você paga, e quanto menos imposto, menos corrupção. Quanto menos dinheiro, menos o Governo terá ações sobre sua vida e suas escolhas.

E dentro da empresa privada acontece a mesma coisa: a empresa quer agradar ao funcionário, elevar o moral da equipe, daí patrocina um show, patrocina um evento, um churrasco e vai me dizer que se você tivesse a opção, não iria preferir sua parte em dinheiro? E isso é também é uma forma de corrupção. Um show no final do ano com um artista da moda, um show de comédia… Esse custo é você quem está pagando porque quem gera o lucro para empresa é você no seu trabalho. Portanto, se a empresa pegasse esse dinheiro do show ou do churrasco seja lá o que for e dividisse entre os funcionários vai me dizer que você não iria preferir? A política pública é da mesma forma. Se os governos deixassem de cobrar tantos impostos ou no combustível ou nos alimentos ou nos remédios seja lá no que for e esse dinheiro sobrasse para que você gastasse com o que você acredita ser necessário na sua vida - um pagamento de uma dívida, investimento num carro mais novo, enfim, você mesmo decidiria no que esse dinheiro seria revertido e não “alguém” decidindo por você. E é isso que acontece o tempo tido e nós aceitamos essas pequenas corrupções diariamente.

Se realmente desejamos uma mudança na nossa moral, uma mudança estrutural na nossa moral, inclusive políticos e cidadãos de melhor qualidade, não aceitar esse tipo de corrupção faz parte dessa mudança.

Você pode não concordar com o que eu digo, mas não pode dizer que estou mentindo.

Um abraço e até o próximo!