Podemos alinhar os sistemas globais de produção e consumo com a sustentabilidade?
O crescimento dos negócios pode realmente levar a um planeta mais saudável?
Podem as empresas inovar através da economia circular para criar vantagem competitiva e impacto genuíno?
Encontramo-nos numa encruzilhada, com tensões geopolíticas e geoeconómicas crescentes, mudanças tecnológicas massivas e uma série de desafios sociais e ambientais.
Estamos a levar as fronteiras planetárias ao seu limite, sendo as alterações climáticas e as ameaças à biodiversidade e aos oceanos apenas alguns exemplos.
Impactos significativos já estão sendo sentidos, e tanto as pessoas como o planeta enfrentam consequências potencialmente catastróficas e irreversíveis se não mudarmos urgentemente o nosso modelo e sistemas globais.
Os nossos actuais modelos lineares de produção e consumo de “tirar, produzir, desperdiçar” não serão sustentáveis num mundo com cerca de 9 mil milhões de pessoas até 2050, especialmente com taxas de consumo em constante expansão.
Prosperar nesta dinâmica exige mais do que ajustes incrementais à situação habitual. A economia circular oferece um meio poderoso para dissociar o crescimento da utilização de recursos escassos e prejudiciais, permitindo maior produção e consumo com menos impactos ambientais negativos – ao mesmo tempo, tornando as empresas mais inovadoras e competitivas.
Na verdade, está série de Podcasts mostra que estão em jogo 4,5 biliões de dólares em valor económico.