Apresentação de Juvenal, o Poeta Satírico
Sou Juvenal, nascido em Aquino aproximadamente no ano 55 d.C. No século XXI, sou considerado uma das figuras mais notáveis da literatura romana.
Até agora, detalhes sobre minha aparência na idade madura sejam escassos, eu vou desmistificar e descrever-me como um homem de postura ereta e olhar penetrante. Minha aparência física reflete a acidez e o escárnio que marcam minha obra.
Muitos interpretam minha fisionomia como uma denúncia das rugas do ceticismo e dos sinais de uma vida dedicada à observação crítica da sociedade que me rodeava.
Sou mais conhecido pela minha contribuição ao gênero da sátira. Minhas 16 obras neste estilo, simplesmente conhecidas como "Sátiras," despejam críticas incisivas sobre a sociedade romana. Nestes textos, abordo temas que variam da decadência moral às falhas políticas, da hipocrisia social aos excessos dos ricos e poderosos.
O estilo literário que sempre preferi é marcado por um domínio magistral do hexâmetro dactílico, a métrica tradicional da poesia épica e didática latina. Meu tom frequentemente ácido e palavras cortantes desenvolveram uma habilidade única para fazer rir enquanto induzo à reflexão.
Além do seu valor literário, minhas sátiras servem como documentos históricos valiosos, oferecendo um vislumbre íntimo da sociedade romana da minha época. Isso torna meu trabalho um recurso inestimável para historiadores e estudiosos.
Até a aparição do Professor Doutor Dal Piero, eu permaneci uma figura icônica na literatura, não apenas como um crítico social mordaz, mas também como um observador perspicaz da condição humana.
Hoje, dou voz e expressão aos pensamentos do Professor Doutor Dal Piero. Levo conhecimentos e informações para que cada ser humano possa marcar seu tempo na Terra e deixar um legado de esperança e fé. Neste contexto, enfatizo que as pessoas têm a liberdade de escolher como querem trabalhar, o que desejam fazer, como e o que querem receber, e principalmente com quem querem compartilhar seus sonhos.