Falamos muito pouco sobre a morte e falar desse tema é um tabu na nossa sociedade, ainda que todos nós saibamos que não é possível escapar dela. A gente vive a vida toda ignorando a nossa fragilidade e o quanto o nosso tempo é curto nesse mundo. A morte nos ronda o tempo inteiro, mas é invisível até que aconteça e, ainda assim, nos surpreende, nos pega desprevenidos, como se fosse uma impossibilidade.
Será que a gente só consegue ser feliz se não pensar que tudo, um dia, vai chegar ao fim? Será que vemos a morte como uma punição divina e, por isso, tentamos fugir dela a todo custo? Bom, eu não sei. Acredito, por fim, que esse tema precisa estar mais presente em nossas vidas já que esse é o destino de todo mundo, sobretudo para que possamos ressignificar a morte para cada um.
Não falar da morte dificulta lidar com o luto, com a dor da perda, não nos permite elaborar esse sentimento, e nos deixa despreparados para o inexorável fim daqueles que amamos. Além disso, nos deixa despreparados para o nosso próprio fim. Então, vamos discutir sobre morte hoje. Confia e vem com a gente.
Participaram desse episódio: Lari Polido @polidolari, Carol Bastos @carolbastos05 e Bárbara Primo @barbaraprimo5. Siga o MUDA no Instagram: @_m.u.d.a._
E-mails: mande suas dúvidas, críticas, elogios e sugestões de pauta para contato.muda.podcast@gmail.com
Edição: Carol Bastos