Listen

Description

Vivemos em um mundo com uma grande diversidade de pessoas: jovens, idosos, crianças, adolescentes, altos, baixos, magros, gordos, pretos, pardos, brancos, asiáticos, um sem número de características físicas. Isso sem mencionar a grande diferença de personalidades, afetos, expressões e, por quê não?, sexualidade. Cada um tem o seu jeito de se expressar, de ser você mesmo e de acessar espaços da sua autenticidade e individualidade.

No entanto, a sociedade, por diversas razões, lida melhor com espaços demarcados e limitados dessa expressão de individualidade. Cria mecanismos para que cada pessoa demonstre o seu “eu” dentro de um espaço muito limitado e taxativo. O que é ser mulher? O que é ser homem? O que é ser gay, lésbica ou trasngênero? Qual seria o ser humano ideal e correto?

Podemos pensar que a liberdade nessa percepção do outro é o melhor caminho, que cada um deve ser o que bem entender, buscar a sua própria expressão. Mas, quando se trata de alguém próximo, esbarramos em nossos preconceitos e medos sobre o diferente.

E em um país em que se matam homossexuais e transgêneros em números assombrosos, é que nos perguntamos: E se meu filho quiser usar saia?

Participaram desse episódio: Lari Polido @polidolari, Carol Bastos @carolbastos05, Bárbara Primo @barbara.primo_ e Vitor Burgo @vvitorburgo.

Siga o MUDA no Instagram: @_m.u.d.a._.

E-mails: mande dúvidas, críticas, elogios e sugestões de pauta para: contato.muda.podcast@gmail.com

Edição: Carol Bastos. Músicas utilizadas no epísódio: Ghostrifter Official - Soaring (No copyright music from SoundCloud) e Acoustic_Folk Instrumental (No copyright music from SoundCloud).