Listen

Description

Pe.Cristóvão svd. 25 DE MARÇO
Lc 1,26-38: Eis que conceberás e darás à luz um filho.
Nada é impossível para Deus. É o que Este texto nos fala, do Poder de Deus manifestado no seio da Virgem Maria, quando concebeu Jesus. Momento sublime em que o Filho de Deus escolhe um pequeno espaço deste mundo, para se tornar um de nós.
É muito gratificante poder contemplar este mistério do amor divino: porquê revela um maravilhoso mistério em que
Deus é o ser humano se unem, mas com um desejo tão grande que termina revelando como dever ser o verdadeiro homem, e a real presença de Deus, fazendo-se pequeno no ventre de uma mulher desta terra.

O anúncio do Anjo mostra a delicadeza de Deus com Maria, e com toda a humanidade, Como se estivesse fazendo com todos os seus filhos, já que aquele era o momento de revelação e de escolha, com uma sua livre resposta.
Esse texto bíblico destaca a figura da mulher, através de Mari: já que Deus não quis abrir mão de sua maternidade para realizar o seu plano de salvação, e no diálogo do anjo com ela, Podemos notar essa delicadeza de Deus com a sua criatura escolhida.
Ao foi apenas uma ordem de Deus, uma imposição: através da resposta de maria o anjo vai orientando a sua decisão:
Bendita porquê foi escolhida
a força do espírito te cobrirá:
Não temas maria:

E maria responde eis-me aqui
Que seja feita a vossa vontade.
Seu sim é uma decisão livre:

Ele faz um intercâmbio generoso entre a humanidade e sua divindade, escolhendo uma mulher para cumprir o que já havia afirmado desde a criação: à sua semelhança nos fez; porém pela sua vinda ao mundo habita em nossa carne por meio do seu filho e concede a todos nós, o direito de ser chamados filhos de Deus.
A saudação do anjo a Maria, é a resposta de Deus, ao clamor de seu povo, que havia perdido todas as esperanças nas forças humanas, para alcançar a justiça, o direito, a dignidade e a paz, diante da crueldade dos poderes do mundo.
A virgem Maria é representante da esperança do povo de Israel e também nossa intercessora; é bendita entre as mulheres porque o fruto do seu ventre, é também fruto da nossa esperança, mas, acima de tudo não foi escolhida por nenhuma autoridade humana, como ouvimos na primeira leitura: é um sinal que Deus impõe ao mundo, para que por meio de seu seio virginal, deixe entrar no mundo aquele que veio para renovar tudo o que já não corresponde a vontade de Deus.

Vivemos em tempos sombrios, de incertezas e medo a tantas ameaças a vida humana.

Justamente na festa de hoje, o anjo Gabriel tranquiliza nossa senhora dizendo: não temas, o Senhor está contigo.
Lhes proponho hoje, olhar para seus seres queridos, assustados com essa pandemia, e dizê-lhes: não temas, o senhor está contigo.
Ele cumpre as suas promessas, por isso, não estamos sozinhos.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós que recorremos a vós.