Mt 25,1-13: O noivo está chegando. Ide ao seu encontro. - Pe.Cristóvão, svd - A parábola das 10 virgens que esperam o esposo nos lembrar toda espiritualidade da aliança, já que no antigo testamento os profetas apresentavam a relação do povo com Deus como uma aliança matrimonial, onde Deus era sempre fiel, mas o povo se comportava como uma mulher infiel, inclusive como prostituta.
Por exemplo, todo o livro do profeta Oseias estava marcado por essa imagem do amor defraudado, mas que não se deixa vencer todas as infidelidades da mulher amada.
Aqui eu já apresenta o reino dos céus como um banquete nupcial onde o senhor é o noivo e a esposa a igreja amada, mas que nos convida a estar atentos para poder participar dessa festa.
É importante lembrar que, ao final da nossa vida na terra, nos espera uma festa, porque isso dá um novo sentido a nova vida. Não é igual a esta vida porque aqui somos marcados pelo vício, a escuridão, a dor. Mas ao contrário a nova vida é como uma conquista pelo esforço da perseverança, de ficar atentos á presença de Deus em cada momento da vida. La o que nós espera é um grande abraço.
As virgens prudentes representam os que sempre estão preparados para essa festa, de forma que nunca serão tomados de surpresa com a chegada do noivo.