Pe. Cristóvão, svd. A mensagem central da palavra de Deus de hoje é a liberdade.
Jo 8,31-42: Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
A primeira leitura de hoje é como um marco, uma bandeira sobre a liberdade, que orienta a não se inclinar diante dos ídolos, tanto dos antigos como dos modernos,; convida para a liberdade de sobre sua própria existência, Ser fiel a si mesmo, a própria consciência de não ceder as ameaças dos maus, inclusive se isto supõe pagar um preço alto, incluindo o sacrifício da própria vida.
No Evangelho Jesus nos mostra o núcleo e o sentido da verdadeira liberdade. Ser livre na concepção cristã é amar a tudo o que pode ser bom para os nossos instintos, nosso prazeres individuais, mas ruim para a vida humana e para a vida em geral: oposição a escravidão. Ser dominados por uma cegueira e surdez, ou insensibilidade sobre os efeitos das nossas ações é ser Escravo o dependente, do que mantém roubada nosso ser livre: ou seja quando a nossa vida é conduzida pela vontade de outros, isto é ser escravos.
Sempre existiram. Nomeio de nós formas brutais da escravidão, pelas quais o ser humano é reduzido a Categoria de objeto, O coisa de alguém.
Mesmo que siga existindo, infelizmente, graças a Deus Há também um amplo consenso que Um amplo consenso de que esta forma absurda de tratar o ser humano precisa acabar: no evangelho de hoje Jesus dá uma dica de como fazer isto: com a verdade é reconhecendo que ele é o filho de Deus que veio nos libertar dessa escravidão.
O ser humano precisa reconhecer que não é possível manter a sua existência por muito tempo, enquanto não abandonar certos hábitos que matam:
O vício a substâncias tóxicas
O prazer do corpo sobre o sofrimento alheio.
Colocar suas prioridades pessoais acima do bem comum, como por exemplo, ideologia política, religiosa ou esportiva:
Você teve está pensado mas o queniano tem a ver com o evangelho de hoje?
Ora, observe então o que está acontecendo:
Todo dia de jogo morte alguém assassinado por causa do fanatismo esportivo: todo dia morre gente por causa do fanatismo religioso em algum lugar do mundo:
Aqui no Brasil, estão morrendo mais de 3 mil pessoas por dia por COVID porquê o presidente manda o povo para as ruas e não usar máscaras:
O evangelho de hoje nós diz, conheçam a verdade é ela vos libertará:
Aquele que comete pecado é escravo, nos diz Jesus, e também só a verdade vos fará livres.
É uma tarefa que requer escutar e acolher essa palavra verdadeira que Deus nos comunica em Jesus.
Onde vai parar tudo isso? Jesus tem piedade dos inocentes que não conseguem nem podem se defender das consequências dos escravos da maldade.