Olá caríssimos irmãos e irmãs, que a Graça de Deus vos encontre bem. Apesar de tanta noticia ruim, tanto sofrimento causado pelo coronavirus. Hoje celebramos a solenidade de São José, esposo de da Virgem Maria.
Neste tempo de penitencia quaresmal, a igreja abre um parêntese, para honrar aquele que em sua humildade, como ser humano, podemos encontrar virtudes tão valiosas para toda a humanidade.
Tudo começou a muito tempo atras, quando Deus prometeu a David, através do profeta Nathan, que consolidaria a sua descendência e seu trono..
E assim visivelmente se Cumpriu esta promessa, séculos depois. Pois enquanto os reis do reino do Norte, o Reino de Israel, não conseguia consolidar uma dinastia, o reino do Sul, o de Judá, conseguiu por várias gerações. Assim foi como se estabeleceu A dinastia Davídica Por meio de seus descendentes, por muitos anos.
Mas, a profecia acabou sendo interrompida por causa de um terrível acontecimento chamado exílio. Desterrados para a Babilônia, os hebreus viram como Seus sonhos e planos se derrubavam.
O templo foi profanado, o rei levado como escravo, a terra, antes prometida, abandonada. Tudo era devastado por Nabucodonozor.
Mas, Deus havia dito que a dinastia de Davi não cairia, portanto parecia que os acontecimentos estavam desmentindo a palavra de Deus.
Qual o sucessor de David poderia ser chamado rey no meio de tanta humilhação no desterro? Tudo parecia está sepultado de baixo das montanhas de escombros e destruição.
Por isso, podemos compreender, porque Jesus através de José é descendente de David, pois José é parte dos que regressaram do exílio. Claro, que o reino naquela época, ficou no sonho do povo.
Assim podemos entender, porque a chegada de um salvador, messias, era tão vinculada a memória de David. Ainda mais, porque o povo voltou a viver em situação de domínio de outro império muito cruel, o império romano. A chegada de um rei era urgente.
E, séculos depois, do exílio, surge um homem, chamado José, cujo primeiro título nos evangelhos é descendente de Davi. José É aquele que através dele Deus continua cumprindo a sua palavra.
Se A José é atribuído o direito hereditário pelo menos só no nome e descendência ao reinado de Davi, José por direito poderia ser Rei, se por via de dúvidas o povo conseguisse essa quase impossível tarefa. Portanto ninguém sabia onde estava a nobreza de José. Ele com sua vida humilde, oculto aos olhos do mundo e de seu próprio povo, através dele Deus manifestaria sua incrível fidelidade a humanidade.
É modelo de pai, porque escutou a voz de Deus e fez a sua vontade, para que seu filho cumprisse a sua missão.
Sua missão na História da Salvação Humana é das mais importantes: dar um nome a Jesus e fazê-lo descendente de David, necessário para que as profecias se cumprissem.
Que nestes dias de tanta dor, pelas perdas de tantos seres humanos, que se despedem de seus pais, filhos e mães, avós, amigos, que São José nos ajude a superar tanta dor em nossas famílias.
Rogai por nossas famílias São José. Rogai a Deus por nós. Amem.