SAGRADA FAMÍLIA - ciclo C - Áudio e edição: Pe.Cristovao,SVD - Musica: P.Cristobal, Fones: tu modo - LUCAS 2,41-52 - Direitos para todos os autores usados.
Hoje celebramos a festa da Sagrada Família, momento para refletir sobre o modelo da família cristã.
Embora em nosso tempo esteja claro que a família passou por uma transformação e que não há como voltar atrás, Jesús, Maria e José ainda é o modelo de família que todos devem construir.
Porquê o propósito da familia ainda é, em primeiro lugar, uma sociedade divina, que consagra o homem e a mulher como igreja. Onde os filhos encontram em seus pais uma matriz de segurança, de valores, de Fortaleza e principalmente de conexão com Deus. Por isso se chama matrimônio.
A família de Jesús passou por momentos difíceis, começou de um modo estranho, José acolhe Maria grávida de um filho que biologicamente ele sabia que não era seu, foi perseguida a morte, tiveram que viver como estrangeiros no Egito. Quando voltam tentam viver uma vida normal como toda família, vendo seu filho crecer. De repente o perde e o encontra. Apenas um dos sustos que teriam.
Maria guardava tudo em seu coração.
A igreja é um modelo de família, que nos ensina a repetir os gestos da família sagrada.
Como família, devemos viver esta graça para que a instituição familiar não seja apenas o resultado da irresponsabilidade do desejo da carne, mas a mão de Deus que torna a família o fruto da sua vontade divina.
A família de Jesús é sagrada mas não é 100% perfeita. Ao ponto de terem se esquecido do menino numa cidade grande, mas o desespero faz eles voltarem e põem cada coisa em seu lugar: nos equivocamos mas somos seus pais.
E eles, aprendem a lição: Deus os encarregou de ensinar o seu filho que é Deus a ser um verdadeiro homem.
CAda família hoje tem essa responsabilidade de devolver ao lar um contexto sagrado. Como seria bom se os jovens e adolescentes de hoje, redescobrissem como é mágico sentar à mesa ao redor de seu pai e mãe, agradecendo pelo pão de cada dia e sendo solidários com os que não tem a mesma sorte que eles.
Que pudessem deixar seus celulares e computadores de lado nos momentos onde seus pais só querem oferecer-lhes amor e valor.
Que bom seria se dissessem menos, espera aí Mãe, já vou, não gosto, não quero, não enche, ...
O evangelho de hoje termina dizendo que Jesús regressou com seus pais e foi crescendo em em sabedoria e graça diante dos olhos de Deus.
Assim deveria ser em cada lar.