SEXTA-FEIRA XIII DO TEMPO COMUM
Pe.Cristóvão svd
Mt 9,9-13: Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.
Afirmar que Jesus é o salvador, é uma certeza da sua missão nesse mundo. Seria inútil, que deus enviasse o seu filho para morrer por uma causa desnecessária.
Portanto, ele é salvador, porque alguem está em perigo. Quando chamamos resgate, bombeiro, pedimos ajuda, é porque sozinhos, não temos condições de nos salvar ou salvar alguem.
O convite de Jesus a Mateus demonstra que o discipulado é um convite aberto a todos os que estão dispostos a segui-lo, sem exceção. Do mesmo modo, a salvação da qual Jesus dá testemunho se oferece numa mesa compartilhada e sob o mesmo teto. Atitude assim é imprópria dos mestres da religião, sempre criticando aqueles que não se enquadram em seus esquemas fechados. Jesus lhes responde com um provérbio. Apela às palavras do profeta Oséias. E lhes esclarece o sentido de sua missão. Nossa pastoral é uma proposta aberta a todos? Que lugar ocupam nela os excluídos por causa de sua condição moral? Nossa comunidade é uma casa de portas abertas e mesa preparada para todos?
Pensemos nisso sempre