Listen

Description

Audio e edição: Pe.Cristovao, svd
Música: Tu debilidad: son by four. Jo 11,1-45: Eu sou a ressurreição e a vida.

Queridos irmãos e irmãs, hoje estamos diante do último sinal de Jesús, o mais admirável e chamativo, antes da Semana Santa.

Pois, o que pode ser mais maravilhoso que ver a um morto sair do sepulcro e retornar a vida?
Por isso este relato é a conclusão da primeira metade do evangelho de João, a seção dos sinais, ou em outros evangelhos, o que chamamos de milagres.

Podemos perceber neste texto, a autêntica humanidade em Jesus, seus afetos e emoções, sua capacidade humana de ternura e amizade.

Quando Lázaro fica doente, mandam-lhe avisar: senhor aquele que tu amas está doente. E de fato, nos versículos 33-36 notamos a emoção do coração de Jesus que sofre diante do amigo morto. E o evangelho diz que Jesus tentava conter sua emoção, até que não aguentou e se caiu em pranto.

Más, quando Jesús devolve a vida a Lázaro está manifestando que ele veio para trazer a vida , está antecipando a sua própria ressurreição. Mas, devemos diferenciar a ressurreição de Lázaro da de Jesús. Lázaro simplesmente voltou a vida, mas logo voltou a morrer. Jesus ressuscita para sempre.
E ainda, a ressurreição de cristo é a transformação total de sua humanidade,; a partir da sua ressurreição, ele pode estar presente no mais íntimo de nossas vidas, derramando sua graça, nos entregando a uma vida nova. Nada disso aconteceu na ressurreição de Lázaro. Apenas porque era para ser um grande sinal que revelava outro sinal maior, que era o poder de Deus em Jesus.

Quando Jesus diz: aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre, mesmo que morra, não está se referindo a vida do corpo, mas, da vida mais profunda do coração humano. Aquele que tem em seu coração o amor e a luz de Jesus não perde nada disso quando morre, mas, segue vivendo para sempre esse maravilhoso encontro que é a vida do coração do humano. Seguirá unido a Jesus na Alegría e na paz do encontro permanente.

queridos irmãos e irmãs, estamos vivendo um dos piores desastres da humanidade, com este virus, e uma coisa é certa: muitos de nós estamos nos perguntando, onde está Deus agora. Ele está exatamente onde cada um de nós queremos que ele esteja. Ele está acolhendo cada um que acreditou e acredita que existe uma vida que a morte não tem poder sobre ela, pois ele é a ressurreição e a vida. Ele, Está chorando com os que choram, está esperando que possamos , compreender que nossas ações humanas são fruto de nossas decisões. Como eu sempre digo em minhas reflexões, quando não somos capazes de aprender pelo amor aprendemos pela dor. Observemos o sofrimento humano, enquanto o resto da criação, destruída por nós ressuscita: a atmosfera, o cuidado com os outros, a natureza em geral.

O maior ato de amor de Deus por nós foi a morte do seu filho na cruz. Se sua cruz se tornar em vão tudo que nos passe, será por nossas propias ações. Mas sua maior debilidade somos nós, porque ele é capaz de qualquer coisa, menos de deixar de nós amar.
Que Deus vos abençoe, vos cure, vos proteja, em nome do P+F+ES. Amém