Listen

Description

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Tubarão emitiu, na manhã desta quarta-feira (13), um alerta de superlotação em dois dos principais setores do Centro Materno Infantil: o Centro Obstétrico e a UTI Neonatal/Pediátrica. Segundo o hospital, o risco de fechamento é “iminente”.

Grande parte do aumento no volume de atendimentos ocorreu após o fechamento da Maternidade do Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte, e da Maternidade do Hospital São Camilo, de Imbituba.

O HNSC é habilitado em "Referência Hospitalar em Atendimento de Gestação de Alto Risco", porém devido ao aumento exacerbado de atendimentos de média e baixa complexidade, o serviço vem sendo afetado. 

Conforme a nota divulgada, a atual situação é extremamente alarmante. O HNSC vem trabalhando com sua ocupação máxima desde a pandemia da covid-19, sendo impactado pelo setor de Emergência. Esse cenário dificulta a alocação de mais recursos humanos na maternidade, pois desfalcaria as demais áreas.

O cenário de emergência já foi repassado de forma oficial aos órgãos competentes.

“Como instituição séria e responsável, que têm como valores a humanização, preservação da vida, dignidade, transparência e sustentabilidade, o Hospital Nossa Senhora da Conceição continua atendendo as gestantes e parturientes que chegam, mas volta a frisar que está em risco iminente do fechamento do Centro Obstétrico e da UTI Neonatal/Pediátrica devido à ausência de estrutura física e equipe para acomodar e atender os pacientes”, conclui a nota redigida pela direção do hospital.

Em entrevista a Marcus Vinícius, no Jornal da Rádio Cidade - Edição das 13h desta quarta-feira (13), a coordenadora do Centro Obstétrico do HNSC, Cristina Gava, afirma que há cerca de um mês já havia comunicado o Estado sobre a situação crítica, mas não teve nenhum retorno. Na quarta passada (6), a instituição de saúde se reuniu com a Fundação Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde, para expor a situação.  “Mesmo assim não tivemos nenhuma devolutiva a princípio, e ontem decidimos soltar essa nota. A UTI neonatal está com superlotação, além do Centro Obstétrico. Falamos sobre a nossa situação, demanda, a frustração de não conseguir atender da maneira como prezamos”, ressalta.

Cristina comenta que a UTI neonatal está com superlotação, além do Centro Obstétrico. Falamos sobre a nossa situação, demanda, a frustração de não conseguir atender da maneira como prezamos”, ressalta.