Uma das espécies mais conhecidas de árvores de sombra do mundo, com folhagens amplas e coloridas. Essas são as principais características da Flamboyant, árvore que foi transplantada pela prefeitura de Capivari de Baixo nesta segunda-feira. Ela estava na cabeceira norte de onde será construída a Ponte Stélio Cascaes Boabaid, a chamada Ponte da Amizade, que vai ligar as cidades de Tubarão e Capivari.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Deiviti Martins, no local, será construído o canteiro de obras da empresa responsável pela construção da travessia. A árvore foi transportada por dentro da Usina Jorge Lacerda, que cedeu o espaço para o percurso.
A responsável técnica pelo transplante, engenheira agrônoma de Capivari de Baixo, Cariny Figueiredo, explica que a árvore será levada ao Parque Ambiental Encantos do Sul e, depois, passará por um procedimento de conservação de, no mínimo, 30 dias. A cova que receberá a espécia já foi aberta e preparada. Neste processo, segundo ela, já é possível preservar a planta. As primeiras podas foram feitas no início de janeiro.
A ponte, muito aguardada, terá 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela, e será construída sobre o Rio Tubarão, entre a avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e a Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2023.