O luto é aquela dor emocional que sentimos com a perda de algo que nos é profundamente significativo. Às vezes um emprego, às vezes um relacionamento, às vezes uma amizade. Mas conhecemos o luto mais profundamente por causa da morte. Quando aquela pessoa que amamos parte do mundo, se vai, deixa-nos a sós. Quando brigamos com alguém e, por isso, acabamos separados, ainda temos aquela esperança dentro de nós que as coisas podem se ajeitar. E elas podem. Mas diante da morte, não temos a esperança do reencontro, tudo o que nos resta é saber que estaremos ‘condenados’ à saudade que arde.
Mas é um bom sinal. Por mais que doa, por mais que incomode, por mais que nos angustie, a dor do luto pode ser um bom sinal. Sinal de que existiu amor! de que você foi tocado ou foi tocada pelo mais nobre dos nobres sentimentos humanos! Você amou. Você receber amor de volta. Apesar das lágrimas de dor por ter perdido esse amor, sorria por tê-lo experimentado.
Porque não tem jeito. O amor cobra um preço. Talvez seja a dor de vivê-lo. Mas não faz mal. A certeza daquilo que foi vivido servirá de consolo nos dias mais aflitos.
Nossa conversa pode continuar no meu perfil, no Instagram: @Amilton.Jnior