Listen

Description

A música é tão essencial quanto a linguagem. A maioria de nós ouve música, não importa o momento da vida. Todos nós somos capazes de sentir seu poder estimulante e prazeroso, todos nós sentimos como se ela tivesse algo de mágico e transcendente. Não existe uma cultura que não possua suas músicas características, não existe um povo que não tenha algum deus ou algum tipo de representação mitológica ligada à música, não há quem não goste. A música é de natureza arquetípica, ou seja, algo intrínseco à história do ser humano sobre a Terra e uma de suas manifestações mais importantes.

Uma das facetas mais significativas da música na história da humanidade é como meio de cura. Na China antiga, por exemplo, uma das principais funções da música era para curar. Veja que interessante: a palavra chinesa, ou caractere, para medicina vem do mesmo caractere para música. Os antepassados chineses acreditavam que a música tinha o poder de harmonizar a alma das pessoas de uma forma que a medicina não podia. Atualmente, no Ocidente, essa associação entre música e cura está sendo novamente considerada, principalmente em relação a perda de memória e no resgate de um senso profundo de si mesmo para aqueles que sofrem com isso, como as pessoas portadoras da doença de Alzheimer.

A música pode ser um meio de expressão da totalidade do nosso ser. Ela tem a capacidade de tocar mais rápido e mais profundamente as nossas emoções de uma forma que a linguagem verbal não consegue. É como se fosse uma espécie de linguagem emocional, pois através dos sons, consegue traduzir afetos, emoções e conteúdos que nós, por vários motivos, não conseguimos acessar. Através dos sons, a música tem a capacidade de criar uma ponte, ou um
laço, com tudo aquilo que está reprimido ou que permanece desconhecido dentro de nós. Ela nos faz acordar para a nossa essência, para o que somos e para o que podemos ser, levando vida aos lugares onde ela foi esquecida.

A música nos toca e produz em todos nós reações instintivas e emocionais, que independem da razão. Podemos rir, chorar, ficar tristes, sentir saudades ou comover-nos, pois ela expressa o movimento dos sentimentos mais profundos. E, por ser assim, permite uma espécie de reconhecimento ou de reencontro com nós mesmos, despertando a nossa mais profunda segurança.

A música nos transforma!!!


16th January 2018 por Melissa Samrsla Brendler e Axl Poa


Realização: https://linktr.ee/ModatoGMS