Listen

Description

Festival Cultural do Harlem, que inspirou o documentário Summer Of Soul.Em 1969, o Festival Cultural do Harlem reuniu a nata da música negra americana. 

"Summer of Soul" é o resultado de anos de trabalho sobre mais de 40 horas de filme sobre um festival que marcou a comunidade negra norte-americana.

O diretor do documentário insere entrevistas com figuras que estiveram lá na juventude. É arrepiante perceber em alguns o rolar de lágrimas enquanto os olhos brilham num susto bom, diante do reencontro com o passado no Harlem.

O título lá no alto tem objetivo de referência, por ser o Woodstock o festival mais famoso dos tantos que ocorreram antes e depois dele. O Harlem Cultural, em Manhattan, por exemplo, antecedeu Bethel, de 29 de junho a 24 de agosto.

Em 1969, ao mesmo tempo que Woodstock, um outro festival aconteceu nos Estados Unidos e juntou centenas de milhares de pessoas no bairro nova-iorquino do Harlem. O Festival Cultural do Harlem,também conhecido como "Woodstock negro" foi como um manifesto para a comunidade negra norte-americana. 

"Summer of Soul", que tem como subtítulo "When the revolution could not be televised", ("Quando a revolução não podia passar na TV") é o resultado de vários anos de trabalho a partir das imagens originais. 

Em agosto de 1969, enquanto o festival de Woodstock levava cerca de 400 000 pessoas para uma isolada fazenda em Bethel, no interior do estado de Nova York, outro festival igualmente grande ocorria  na mesma data, de graça, em pleno Harlem, na cidade de Nova York – e foi prestigiado por cerca de 300 000 pessoas. Se o primeiro entrou para a história como um dos marcos da contracultura, o segundo, o Harlem Cultural Festival, foi completamente esquecido. O motivo é o mesmo que aflige os negros desde sempre:  racismo. 

apoia.se/radiomutante2