The Byrds foi uma banda estadunidense de rock formada em 1964 em Los Angeles.
Consistindo em uma mistura entre o folk rock de Bob Dylan e o som da banda de rock The Beatles, a banda é considerada uma das mais importantes e influentes para o rock na década de 1960.
Em 1972, os cinco integrantes originais se reuniram e gravaram um álbum mas sem o nome da banda. O nome adotado foi "Gene Clark, Chris Hillman, David Crosby, Roger McGuinn, Michael Clarke" mas o álbum se chamou Byrds. Menos de um mês depois do álbum ser lançado eles realizaram o último show.
Em 15/11/1972: The Byrds grava o álbum Byrds
É o décimo segundo e último álbum de estúdio da banda, lançado pela gravadora Asylum Records. Gravado como a peça central de uma reunião dos cinco membros originais: Roger McGuinn, Gene Clark, David Crosby, Chris Hillman e Michael Clarke.
Após seu lançamento, Byrds recebeu críticas geralmente ruins, com muitos críticos lamentando a falta de unidade sonora e a ausência de guitarra estridente característico dos Byrds entre as deficiências do álbum. No entanto, o álbum alcançou o 20 lugar na parada Top LPs & Tapes da Billboard. Três das canções do álbum, " Full Circle", " Things Will Be Better "e" Cowgirl in the Sand " foram lançados como singles em 1973, mas nenhum desses lançamentos se tornou um sucesso.
Em 1973, Clarence White morreu atropelado e Gram Parsons de overdose de morfina misturada a álcool. Gene Clark e Michael Clarke morreram em 1991. Ironicamente, Gene faleceu no dia em que Bob Dylan, que teve muitas músicas gravadas pelo grupo, completava 50 anos de idade.
apoia.se/radiomutante2