Listen

Description

Durante a sua caminhada com Cristo, o apóstolo Paulo vivenciou muitos sofrimentos, desde o momento de sua conversão, quando lhe fora dado o entendimento do grande mal que havia feito aos discípulos de Jesus, até os perigos, ataques, perdas e traições decorrentes do ‘’cuidado de todas as igrejas’’ (2 Co 11:24-28). Esse passado lhe assombrava de tal maneira que, na carta aos Filipenses, ele relata a sua decisão de continuar seguindo em frente: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão” (Fp 3:13).

Muitas vezes, encontramo-nos presos às feridas, perdas e vergonhas do passado, tendo o nosso ser repleto de mágoas e ressentimentos. Prisões essas que, quando não esquecidas, tornam-se como fardos pesados que não conseguimos carregar, sendo retirada a força, a paz e a alegria do nosso viver, além de ficarmos impedidos de caminhar em liberdade com Jesus. 

Ocorre que Deus não tem isso para os Seus filhos, antes, Ele nos chama e nos concede o poder de decisão para sermos libertos e deixarmos para trás tudo aquilo que atrapalha a nossa caminhada. Ao optarmos pela libertação, em graça o Senhor se moverá para que verdadeiramente sejamos livres, substituindo os nossos fardos pesados pelo dEle que é leve.

Dessa forma, a gloriosa alegria da salvação invadirá o nosso ser e trará consolação à alma daqueles que deixaram tudo para trás (Sl 94:19) e seguiram os passos de Jesus. Essa alegria verdadeira que vem de Deus não surge de acordo com as circunstâncias, antes, ela alcança as nossas vidas ao nos deparamos com o Seu perfeito amor, o qual lança fora todo medo, produz cura a toda ferida e desfaz todas as prisões.

A gloriosa alegria é fruto eterno do Espírito Santo (Gl 5:22), é uma resposta à nossa obediência ao mandamento de Deus que nos diz que devemos nos alegrar em todo tempo, mesmo diante das tribulações e provações (Fp 2:17; Fp 4:4; 1 Ts 5:16; Tg 1:2). Seu agir será como um rio de águas limpas, cujas fontes vêm do céu, inundando o nosso ser e removendo as águas paradas e sujas da nossa alma.

Nesse tempo, o Espírito Santo nos convida a esquecermos tudo aquilo que nos aprisionava ao passado, a fim de que sejamos verdadeiramente livres. Saibamos que, como filhos de Deus, somos marcados pelo selo da Sua gloriosa alegria, a qual nos faz triunfar sobre os inimigos e as circunstâncias da vida.