Nosso Senhor, em sua bondade, nos presenteia com os frutos infinitos do seu amor, a cada instante desejando e trabalhando para nos trazer para dentro da sua vontade, nos dando novas oportunidades em meio ao caos deste mundo tenebroso e duvidoso, cheio daquilo que aparenta ser algo que não o é de fato.
Em que devemos nos apoiar, então, tendo em vista que vivemos uma realidade enganosa? Em Jeremias 9.23.24, nós encontramos as seguintes passagens:
“Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor.”
E podemos entender que o Senhor deseja que nós venhamos a dar ouvidos a sua voz e obedecer às suas instruções, é assim que também descobrimos que a sua vontade é para que vivamos da melhor forma, o que só podemos compreender de fato, quando nos achegamos a Deus com a intenção de conhece-lo melhor.
Sabedoria, força e riqueza são as três coisas que o homem confia, mas a palavra tem cobrado a nós que não se glorie o sábio em sua sabedoria, ou seja, nosso foco precisa ser Deus, como em Lc 10.27, onde Jesus nos exorta a amarmos a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como amamos a nós mesmos.
Para isso, precisamos fazer duas coisas:
1.
Necessitamos aprender a conhecer o Senhor, buscar saber quais são os seus desejos para nós e como Ele quer que vivamos a nossa vida, como devemos nos relacionar com a nossa família, pois assim, aprenderemos a conduzir o nosso viver conforme a perfeita vontade Dele.
2. Se faz necessário um saber quem nós somos, qual o nosso real caráter.
Como vamos amar o nosso próximo, se não sabemos se temos amado a nós mesmos? E que tipo de amor temos amado ao próximo? Pois, não devemos amar apenas com os lábios, como nos advertiu o apóstolo João, mas, com ações de verdade(1 Jo 3.18).
Por fim, chegamos a conclusão de que toda sabedoria humana é ilusão e só nos arrasta para a arrogância e altivez, o fim dela é a perdição.
Por outro lado, conhecer ao Senhor é a verdadeira sabedoria e nos leva para a vida eterna. Todos nós precisamos reconhecer o quanto precisamos de Deus em nossas vidas e devemos nos agarrar a suas palavras de vida!
Somente assim estaremos no centro de sua vontade, onde nos deixamos ser guiados e conduzidos, conhecendo o perfeito amor e vivendo por meio dele!