Listen

Description

Os heróis da fé sofreram perseguições, prisões e angústias, porque creram na promessa de Deus feita no Éden (Hb 11:36), de que dentre as sementes nasceria aquele que pisaria a cabeça da serpente (Gn 3:15), Jesus Cristo. Ao observarmos todos os feitos e exemplos grandiosos que esses homens deixaram na história, é importante lembrarmos que, assim como nós, eles eram totalmente suscetíveis ao pecado, no entanto, decidiram se mover em fé, santidade e comunhão com o Pai.

O processo da santificação aponta para a vitória sobre as tentações. É um estilo de vida de busca constante ao Senhor, entendendo que necessitamos nos mover segundo a vontade de Cristo. O apóstolo Paulo nos ensina que é preciso nos despojarmos do velho homem, das antigas práticas que outrora nos afastava do Pai, antes devemos nos revestir do Espírito e sermos transformados de glória em glória, e assim sermos moldados à semelhança do Senhor(2Co 3:18).

Ser santo não é ser perfeito, mas analisar a si mesmo com transparência (1Co 11:31). Assim como vislumbramos a nossa imagem no espelho, é preciso analisarmos quem somos, o que temos feito, e o que tem nos afastado de Deus. Arrependemo-nos e deixemos todas as práticas da nossa natureza caída, para vivermos uma vida em santidade.

Quais caminhos percorrer para santificação?

1 – Identificar nossas imperfeições e permitir sermos tratados por Deus;

2 – Fazer a cada novo dia uma nova oportunidade de recomeçar;

3 – Buscar amar aquele que está próximo, fazer o bem a todos, ser solidário;

4 – Sermos humildes e nos abster de toda soberba;

5 – Sermos vigilantes, entendendo que pequenas coisas aparentemente inofensivas, com o tempo, poderão nos levar a um lugar de morte espiritual.

A Bíblia nos ensina a viver em santidade. Devemos entender que o presente é o lugar de reconstrução, o passado nos ensina sobre os erros cometidos, e o futuro é a morada da esperança de uma vida sem culpa, daqueles que hoje aceitam viver segundo a palavra de Deus e se desviam do mal.