Listen

Description

Em Hebreus 10:35-36, o escritor da carta nos admoesta a não abrirmos mão de nossa confiança no Senhor Jesus, mas a nos apegarmos em nossa maior esperança: que em breve Ele virá nos buscar. Sendo assim, se aceitamos Jesus como nosso Salvador, o nosso coração precisa queimar dia e noite pela eternidade, sabendo que somos marcados por Ele.

Jesus nos convida a estarmos atentos aos sinais de Sua vinda, afinal, não sabemos o dia nem a hora que Ele virá. O Senhor nos apresentou esses sinais (Mt 24), e a nossa geração tem acompanhado a concretização de muitos desses acontecimentos nos dias de hoje. Portanto, precisamos viver com o entendimento de que Sua vinda está cada vez mais próxima.

O profeta Malaquias afirma que o dia em que Ele virá será grande e terrível (Ml 4:5); grande para aqueles que o esperam e o temem, mas terrível para os que não firmaram um compromisso com o Senhor. Ele virá com todo poder e glória para julgar as nações com justiça. Não há mais como O servirmos somente em detrimento de conquistas terrenas, mas é tempo de rendição completa a Ele. É hora de servirmos a Deus com o coração voltado para a eternidade, porquanto somos aperfeiçoados e santificados dia após dia.

Em Mateus 25:1-13, Jesus conta a parábola das dez virgens, na qual vemos que todas eram puras e tinham um mesmo propósito. No entanto, apenas cinco tinham azeite reserva. Durante a espera, todas dormiram e foram acordadas pela voz que anunciava a vinda do Noivo. A sonolência delas nos fala de uma dormência espiritual, algo que pode começar de maneira sorrateira, mas que de repente se transforma em um sono profundo. Para fugirmos disso, precisamos abrir mão daquilo que nos atrapalha, reconhecendo as áreas frágeis das nossas vidas, e tapando os buracos por onde a unção tem vazado. O sono espiritual vem através da acomodação, falta de oração, jejum e vigilância, mas também pela autoconfiança. Portanto, não podemos nos ensoberbecer. Precisamos entender que não fomos chamados para descansar nesta Terra, mas para cumprir o propósito do Senhor, sabendo que é Ele quem nos dá forças para cumprirmos o chamado.

Além disso, a espera implica em um processo que temos que passar para sermos aprovados, pois o caminho de Cristo passa pela cruz. Nós somos um povo inabalável e, por isso, não devemos nos cansar, mas continuar esperando e crendo naquilo que o Senhor nos confiou. Não podemos nos tornar apáticos espiritualmente, pois isso nos impede de entregarmos ao Senhor uma adoração apaixonada, e também de permanecermos na expectativa de encontrá-Lo todos os dias.

É tempo de despertarmos do sono e nos santificarmos! Jesus ainda está batendo a porta e nos chamando para andar em Sua presença, mas chegará o dia, como chegou para as virgens insensatas, em que as portas se fecharão e não haverá mais tempo. Dessa forma, precisamos nos preparar e comprar o azeite hoje, pois “agora nossa salvação está mais próxima do que quando cremos” (Rm 13:11).