Estamos vivendo a multiplicação da iniquidade em nossa geração, assim como ocorrera nos dias de Noé e de Ló (Lc 17:26-30). A humanidade vive indiferente ao mundo espiritual e nós, como igreja, precisamos ter sensibilidade para discernir os sinais da volta de Cristo, sem nos acomodarmos diante do caos que perpassa o cenário global.
As escolhas do homem cortam o coração de Deus. Mesmo com Noé pregando sobre o juízo do Senhor (2 Pe 2:5), o homem preferia saciar os desejos da carne e se corromper, bem como aconteceu nos dias de Ló, que foram marcados por perversidade e prostituição, o que também ainda ocorre nos dias de hoje.
Ló se deslumbrou com as oportunidades terrenas em Sodoma. Os caminhos por ele trilhados lhe pareciam agradáveis, mas na verdade eram caminhos de morte. O mesmo não buscava um discernimento de Deus, vivendo apenas por vista, admirando as campinas (Gn 13:10).
Muitos cedem aos desejos de Sodoma, procurando saciar as suas vontades diante de melhorias e prazeres; estabelecendo suas próprias decisões, alegando que foram direcionadas por Deus. Ainda que as campinas parecessem encantadoras, elas eram destinadas à destruição. As nossas escolhas definem as nossas prioridades, e as nossas prioridades definem onde estamos. Entrar em um ambiente espiritual de perversão, mentira e engano, levam pessoas a uma apatia espiritual e a terem as suas forças espirituais consumidas.
Nós precisamos estar firmes na Palavra para influenciar outras pessoas, e trazer os filhos de volta à casa do Pai, crendo que, ainda que hoje estejam comendo lamaçal de porcos, eles cairão em si e voltarão. A igreja precisa se posicionar como noiva, pois é nesse tempo que o Senhor capacitará o Seu exército para a última hora. Somente aqueles que não se corromperem permanecerão para o dia do Senhor.
É necessário que tudo isso aconteça para separar as ovelhas dos bodes, mediante um ambiente de pressão espiritual. Dias em que os homens que estão vivendo mentiras irão se sujar ainda mais e, consequentemente, serão expostos, e os que estão se santificando serão fortalecidos.
Precisamos discernir os tempos e nos afastarmos dos prazeres de Sodoma, por intermédio do Espírito Santo. O nosso compromisso deve ser com Jesus Cristo, aquEle que nos oportuniza a vida eterna. Que nessa estação sejamos não só aqueles que fazem a coisa certa, mas também os que buscam e almejam viver tudo aquilo que Deus preparou no Seu livro a nosso respeito.