Listen

Description

O Senhor escolheu depositar em nós um nível de fé, para adotarmos um estilo de vida santo e sermos transformados à Sua imagem e semelhança. Essa fé dada por Deus, nos livra de sermos uma geração tocada pela maldição. Como a Bíblia nos diz, esse dom gratuito de Deus foi nos dado mediante a Sua grande bondade, pois nada, seja do que temos, fazemos ou ofertamos, nos tornará dignos de merecer tal presente.

Por esse motivo, precisamos nos atentar para o estado de qualidade da nossa fé: se estamos trabalhando para multiplicar e desenvolver esse dom, apresentando-o como uma resposta ao Senhor por tudo o que Ele tem feito em nós e em nosso meio, ou não.

Dito isso, podemos conjecturar dois tipos de fé que se manifestam em meio à Igreja: a fé ativa e a fé passiva. Suas características são bem distintas e dividem a Igreja entre as pessoas que apenas recebem da porção disponibilizada por Deus e nada ofertam em troca (fé passiva) e aqueles que se doam para a obra, rompem em níveis espirituais e alcançam a verdadeira libertação (fé ativa).

Por meio da fé ativa, podemos alcançar a cura, os milagres e os grandes feitos, gerando um ambiente dos céus e promovendo o Reino de Deus na Terra. Com esta fé desbravadora, a Igreja milita de acordo com os preceitos de Deus e protesta contra as investidas do inimigo, fazendo o que exatamente foi chamada para fazer.

Diferentemente, a fé passiva faz o crente cair em sono espiritual de forma bem mais fácil, fazendo-o esquecer ou não responder adequadamente para o propósito ao qual foi chamado, gerando, por assim dizer, “prejuízos” para o Reino de Deus, uma vez que ele não cresce de forma saudável a gerar frutos como convém.

Para se ter uma fé ativa, é necessário se pautar na Palavra de Deus, de forma que, todos aqueles que crêem verdadeiramente no Senhor, sejam habilitados a pregar o Evangelho para trazer salvação aos que estão ao seu redor. A fé, quando viva e atuante, é capaz de alcançar todos quantos se deixam ser tocados por ela. 

Essa mesma fé é considerada forte, uma vez que não retroage, nem se abala por qualquer vento de doutrina, muito menos se deixa intimidar por questionamentos e incredulidade, pelo contrário, se posiciona conforme os princípios da Palavra de Deus. Entende- se que, tal como o corpo físico necessita de bons alimentos e exercícios, assim também, a fé precisa ser exercitada constantemente para que seja estimulada.

Por meio de uma vida de oração, jejum e leitura da Palavra, nós podemos exercitar a nossa fé de forma que ela seja totalmente ativa ao ponto de podermos correr a carreira proposta por Cristo e alcançar a vitória tão almejada neste tempo.