Listen

Description

1 Samuel 1 relata a história de Ana, esposa de Elcana, sendo ele cônjuge também de outra mulher, Penina. A última havia gerado filhos, enquanto Ana não tinha nenhum. Todos os anos Elcana subia a Siló para adorar a Deus e lhe oferecer sacrifícios e, nessas ocasiões, Penina provocava e humilhava Ana, porque o Senhor a tinha deixado estéril.

Ana confiava em Deus, mas não tinha experiências com Ele. Enquanto o seu esposo todos os anos subia para adorar ao Senhor, ela ia junto apenas para acompanhá-lo. A sua busca maior não estava em Deus, mas em ter um filho e suprir o desejo da sua alma. Ao invés de se render ao Senhor e usar as suas energias para se comprometer com Ele, ela preferia gastar o seu tempo alimentando feridas de amargura, lamentação, melancolia e rivalidade geradas por Penina.

A fé de Ana era passiva, ela tinha tudo (1 Sm 1:5) mas nada era suficiente. Ano após ano, o seu único desejo era ter um filho e cessar toda aquela humilhação. Faltava-lhe um posicionamento de fé e confiança no Senhor, para que assim tivesse nEle a satisfação da sua alma.

Em um dado momento, Ana entendeu onde deveria se derramar. 1 Samuel 1:9-10 diz que ela orou e chorou muito aos pés do Senhor, rendendo lágrimas de adoração. Dessa vez, ela pedia um filho, mas agora Deus sabia que esse seria para a glória dEle.

Ocorre que, mesmo em sua atitude de fé, Ana precisou ser provada. O sacerdote Eli, ao vê-la orando em silêncio, a julgou e questionou se estava embriagada (1 Sm 1:14). No entanto, Ana não se intimidou e permaneceu em fé, humildade e quebrantamento diante daquele profeta. E por causa do seu posicionamento, o profeta lhe disse: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu” (1 Sm 1:17). Ana seguiu, então, o seu caminho, alimentou-se e o seu semblante já não era mais o mesmo.

Quantas vezes nós colocamos pedidos, sonhos ou bênçãos no lugar de Deus em nosso coração? Ou quantas vezes pedimos algo ao Senhor para que possamos provar algo para alguém? Ora, o Senhor nos chama para um tempo de posicionamento! Não é o estar com pessoas que irá transformar a nossa história. Ainda que autoridades e líderes possam nos ajudar, apenas Jesus poderá curar o nosso interior e saciar a nossa alma. É tempo de olharmos apenas para o Senhor, pois nEle encontraremos a plenitude de tudo aquilo que realmente necessitamos!