O livro do profeta Ezequiel ocorre no contexto do exílio do povo de Israel para a Babilônia, tendo esse evento ocorrido por consequência do pecado e da desobediência ao Senhor. O profeta Ezequiel fora levantado por Deus para pregar a verdade aos que estavam se pervertendo, no entanto, ninguém o dava ouvidos, e então optavam por continuarem se corrompendo.
Em toda a história da humanidade, podemos ver momentos em que os homens se desviaram do bem. Em Genêsis 6, quando isso aconteceu, Deus procurou alguém e encontrou Noé, que construiu uma arca para que ele e sua família fossem salvos. Nos dias de Sodoma e Gomorra, Deus encontrou Abraão, que intercedeu por Ló. Depois Moisés foi encontrado para libertar Israel do Egito, e Josué os conduziu à terra prometida. Em Juízes 6, Deus encontrou Gideão, que, embora pequeno, foi corajoso para derrotar os inimigos do povo. E em 1 Samuel 3, quando a lâmpada do altar da adoração estava se apagando, Deus procurou alguém para mantê-la acesa e encontrou Samuel.
Nos nossos dias, muitas vezes vivemos semelhantemente ao povo de Israel, que, embora ouvisse o que o Senhor declarava, não mudava de vida e se acostumava com o pecado. No entanto, o Senhor está sempre à procura de pessoas que se levantam como reparadores de brechas, que se posicionam e declaram: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15).
Em meio ao caos de Israel, o capítulo 22 de Ezequiel nos mostra que Deus procurou cinco tipos de pessoas:
1. Primeiramente, o Senhor buscou por um homem entre os príncipes (v. 25), pois Ele está à procura de pessoas nobres, com realeza, autênticas. Com isso, entendemos que, em toda família, Deus unge alguém para ser um arauto de livramento.
2. Deus procurou um homem entre os sacerdotes (v. 26), pois os sacerdotes, que deviam ensinar a verdade, estavam propagando mentiras e alimentando pecados.
3. Deus também buscou um homem entre os oficiais (v. 27). Oficial é aquele que tem um ofício, que precisa ir e ministrar, pregando o Evangelho onde Deus o colocar.
4. Deus procurou um homem entre os profetas, alguém que estivesse disposto a denunciar os pecados da população.
5. Por fim, o Senhor procurou um homem na humanidade, um por meio do qual todos pudessem ser salvos. Porém, ao não encontrar na terra, Ele enviou o Seu Filho dos céus (Jo 3:16). Jesus é, portanto, o reparador de brechas, nosso fiel intercessor junto ao Pai (1 Jo 2:1-2).
O Senhor está à procura de um povo santo e ungido para estar na brecha por sua família. Por intermédio de Jesus Cristo, podemos ser levantados como valentes, para, então, nos colocarmos em posição de reparadores de brechas. Que possamos ser encontrados por Deus como disponíveis para cooperarmos com o estabelecimento de Sua vontade sobre a terra!