Ao nos criar, Deus depositou em nós alguns atributos fundamentais para compor nossas vidas, tais como: finanças, família, espiritualidade e emoções. No momento em que fomos contaminados pelo pecado, perdemos o equilíbrio e o domínio sobre essas áreas que tangem nosso viver, nos tornamos cegos espirituais e ficamos impedidos de usufruir a vida abundante que Deus projetou no princípio para seus filhos.
Ao aceitarmos Jesus como salvador, nossos olhos são abertos e conseguimos enxergar com clareza quem verdadeiramente somos. Alinhar a vida aos propósitos de Deus, não é somente aceitá-lo, precisamos buscar conhecer sua palavra, ela nos revelará quais mudanças deveremos fazer para nos tornarmos parecidos com Cristo, nos mostrará as boas novas do evangelho e o poder transformador do Espírito Santo.
A Bíblia relata a história de Jabez, que conseguiu trilhar um caminho de vitória após assumir suas fragilidades e inclinar-se para Deus em oração, por mover-se em fé conseguiu atrair as bênçãos do Senhor e ter seu destino mudado (Cr 4:10). Isso nos leva a entender que se quisermos alcançar as promessas, devemos abrir nossos corações para que o Espírito Santo nos faça enxergar nossas franquezas, e nos ajude a submetê-las ao Senhor.
Como seres humanos de natureza caída, somos constantemente tentados por aquilo que nos atrai, mas não nos convém (Tg 1:14). É necessário que essas áreas de vulnerabilidade das nossas vidas sejam cercadas e cobertas pelo temor do Senhor, pois quando andamos em obediência recebemos de Deus estratégias para alcançarmos a vitória.
Ter o entendimento de quem Jesus é nos ajudará a permanecermos firmes e tementes, esse conhecimento é obtido através das Escrituras, que pode ser usada como uma arma para realinhar e corrigir os nossos caminhos.
• Deus deseja que entreguemos a Ele o nosso coração por completo (Pv:4:23), para que Ele exponha diante dos nossos olhos as nossas fraquezas, não para nos acusar, mas para nos elevar a uma plataforma de superação, aonde as nossas vontades serão substituídas pelos propósitos dEle.
• Devemos prestar ao Senhor culto racional, apresentando os nossos corpos e as nossas almas como oferta, para que seu Espirito nos livre das condenações do pecado e da morte, e nos leve a um destino de vitória.