Durante a pandemia, a Igreja de Cristo foi abalada. O foco central foi sacudir a Igreja, pois é exclusivamente através dela que Deus opera na terra. As estruturas deste mundo foram abaladas, mas podemos nos alegrar na certeza de que fazemos parte de um Reino que é inabalável (Hb 12:28).
Uma das lições mais importantes que aprendemos durante este tempo é que precisamos estar alicerçados em Deus, vivendo em comunhão com Ele. Sendo assim, existem três fundamentos essenciais para a caminhada saudável de um cristão:
1. Adoração - precisamos viver uma vida diária de adoração, rendendo tudo Àquele que é digno de toda honra, glória e louvor.
2. Comunhão diária - “comunhão" vem de “comunidade”, de ter “tudo em comum”. A Igreja deve viver unida, assim como a Trindade vive em comunhão.
3. Grande Comissão - existe um chamado da parte de Jesus para nós: fazermos o ide e reconciliarmos o mundo com Ele (Mt 28:16-20). Assim, devemos cumprir essa missão diariamente.
A nossa adoração deve partir de um sacrifício vivo a Deus (Rm 12:1). Na antiga aliança, quando alguém pecava, apresentava-se um animal, que era imolado, morto, para restaurar a posição daquele indivíduo na comunidade. Na nova aliança, Jesus se entregou uma única vez como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Hb 9:28; 1 Tm 2:6). Hoje, Deus não precisa mais de sacrifícios mortos. Nessa nova dispensação, o Senhor deseja nos usar como sacrifícios vivos, santos e agradáveis a Ele.
Por que devemos entregar os nossos corpos como sacrifícios vivos a Deus? Porque apenas o nosso corpo contém toda a capacidade do nosso ser: carne, alma e espírito. É dentro deste barro que está o que importa para Deus: as nossas vidas. O nosso espírito já está pronto (Mt 26:41), e ele deseja buscar ao Senhor. A luta contra o pecado acontece em nossa carne, e é por isso que devemos crucificá-la, pois é esse o sacrifício que agrada a Deus (Gl 5:24).
Precisamos viver uma vida de adoração diária, relacionando-nos com o Senhor todos os dias, sendo gratos por tudo aquilo que Ele é e tem feito em nossas vidas. Vida no Espírito é adorar a Deus diariamente, buscando-O em todas as manhãs, oferecendo as primícias do nosso ser (Sl 92:2), e, ao final do dia, descansar nAquele que é o dono das nossas vidas. Foi para esse estilo de vida que Jesus nos chamou!