Ao compartilhar queda e superação, ex-jogador inspira outras pessoas na luta contra as drogas
“Travessia” é o novo livro de Walter Casagrande Jr., em coautoria com o jornalista e amigo Gilvan Ribeiro. O foco agora recai sobre a dura luta contra as drogas e o êxito alcançado, que tem como momento emblemático um depoimento emocionante ao final da transmissão da rede Globo, na Copa de 2018.
“Eu fui conquistando aos poucos, fui fazendo uma travessia de recuperação e de transformação de comportamento, de ideias, até chegar à transformação na final da Copa de Moscou”, enfatiza o comentarista esportivo, entrevistado neste podcast.
A travessia, narrada em coautoria com Gilvan Ribeiro, mostra a trajetória percorrida até se livrar das drogas, a ressocialização depois de anos no vício, as histórias de amor, os dramas e surtos psicóticos e, além de tudo, o apetite pela vida que levaram o ex-jogador a experiências extremas que o deixaram no limite da sanidade e da sobrevivência.
Ao expor a vida, sem floreios, em livros e palestras, a meta de Casagrande é contribuir para a luta contra o vício. Para isso, ele defende que estar sóbrio faz se acostumar com o prazer da vida, que não é igual ao da droga, mas é real.
“O prazer que a vida te dá é verdadeiro. Você vai numa apresentação da orquestra do João Carlos Martins, no Teatro Municipal, e você se emociona com a música clássica e vem aquele prazer em você, é totalmente verdadeiro, você está vendo, você sabe o que está te dando prazer. E isso eu passo para as pessoas.”
No áudio, o entrevistado revela ainda o que mudou em sua vida e o que reconquistou com o retorno à sobriedade.
Crédito da foto: Lucas Seixas