O desenho animado Cyberchase foi criado nos Estados Unidos com finalidade educativa. Desde os primeiros episódios, lançados em 2002, o seriado inspira crianças a entenderem conceitos matemáticos. No Brasil, ele é exibido pela TV Cultura e no canal infantil do mesmo grupo, Rá-Tim-Bum.
Por meio do departamento de matemática da Universidade Estadual Paulista, no Campus São José do Rio Preto, a professora Amanda Ruvina Procópio trabalhou o desenho com alunos do 6º ano de uma escola pública da região. As práticas educativas abordaram os conceitos trazidos no episódio “Pelos poderes de Zeus” e se basearam nos desafios propostos pela animação.
No episódio, Zeus dá um enigma às crianças. A primeira missão é dividir uma coroa de louros para as três bruxas da mitologia. E eles têm que dividir em partes iguais. “A coroa de louros é um arco e cortar coisas redondas não é muito fácil. Então, qual a estratégia que as crianças usam? Elas pegam uma linha, colocam em cima da coroa e tem o formato da coroa. Aí eles esticam a linha. É muito mais fácil cortar uma reta em partes iguais do que uma curva”, exemplifica a professora. No mesmo episódio, há uma missão em que as crianças tem que dividir barras de ouro, atividade que ajuda a entender melhor as frações.
“E depois de fração vem os números decimais. Se os alunos entendem muito bem fração, eles conseguem entender melhor os decimais”, observa a professora. Este é um dos resultados citados por ela a partir das gincanas realizadas a partir do episódio. No áudio, ela cita outros episódios do desenho que podem ser usados para inspirar atividades lúdicas de matemática