Listen

Description

A pedagogia social educa crianças e adultos para a cidadania, por meio de práticas que se dão fora da escola e ensinam a convivência com a diversidade e a diferença na sociedade. “Pedagogia social é uma área de conhecimento das ciências da educação que busca, sobretudo, desenvolver uma teoria para explicar as práticas educativas que se dão no âmbito da própria sociedade. E o que a gente identifica que se faz no Brasil, historicamente, é educação popular, é educação social, é a educação comunitária”, resume o professor e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) Roberto da Silva.

Ele explica que não é apenas o “ensino formal”, o chamado “mundo da escola”, que nos ensina, mas também o “mundo da vida”. “Com o pessoal do Senai, por exemplo, eu trabalho com eles para se aperceberem no ofício de uma cozinheira analfabeta. Ela sabe tudo de cozinha, é uma excelente cozinheira. Se levar ela para sala de aula para ela medir, quantificar e precificar tudo o que ela faz, ela não sabe, mas tem rudimentos. No ato de cozinhar tem rudimentos de física, de química, de biologia, de matemática”, ilustra Silva.

Ele acredita na educação para a vida e para a cidadania e critica quem trata a pedagogia social como sinônimo de educação não-formal, entendendo que isso leva à precarização de profissionais dessa área. “Eles fazem um papel importante tanto na complementação da educação escolar quanto no preenchimento de lacunas que a educação escolar não dá conta, que é a relação com a família, a relação comunitária, é a ocupação do tempo livre dessas crianças, a possibilidade de apresentar para elas outros espaços e possibilidades de acesso à arte, à cultura, ao esporte, ao lazer e assim por diante”, conclui.

Veja mais no portal do Instituto Claro