Listen

Description

Em 5 de janeiro de 2023, foi sancionada a lei que inscreveu o nome de Antonieta de Barros no livro de ‘Heróis e Heroínas da Pátria’. Pioneira como mulher negra na educação, literatura, jornalismo e ativismo pelo voto feminino em Santa Catarina, ela nasceu em 1901.Antonieta de Barros foi a primeira deputada negra do Brasil, criou o Dia do professor e teve papel de destaque na educação brasileira. 

Barros teve na mãe, que era lavadeira e filha de ex-escravizados, o incentivo para estudar, formando-se, aos 20 anos, na Escola Nacional Catarinense. “Nós estamos falando de uma educação de um estado majoritariamente branco, segregado fortemente numa perspectiva racial, e onde o acesso à escola não era para todos”, explica a professora e autora do livro “Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil”, Jeruse Romão . 

Antonieta de Barros dedicou-se, especialmente, à alfabetização. Em 1922, fundou o Curso Particular Antonieta de Barros, em Florianópolis (SC), com esse propósito. “Ela vai fazer esse movimento de alfabetizar adultos e ela participa, na década de 1930, do movimento nacional contra o analfabetismo”, destaca Romão. O curso foi dirigido por Barros até sua morte, em 1952.

A professora disputou, ainda, a primeira eleição em que as mulheres brasileiras puderam votar e serem votadas para o Executivo e Legislativo, no ano de 1934. Exerceu dois mandatos como deputada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Em 1948, apresentou o projeto de lei que criou o Dia do professor no estado. 

“Antonieta diz que não existe sociedade sem o importante papel de um professor. Ela apresenta a necessidade de valorização desse profissional; atua não só na valorização da data, mas, também, na valorização da carreira”, revela Romão. 

A parlamentar foi ainda a primeira mulher negra a lançar um livro em Santa Catarina. Com o pseudônimo de Maria da Ilha, escreveu “Farrapos de Ideias”, relançado no ano passado. 

Veja mais no portal do Instituto Claro