Listen

Description

Benedita Casé e Pedro Henrique França criticam o estereótipo de

‘incapaz’ vigente na sociedade

A série de videocasts PCDPOD, apresentada por Benedita Casé e Pedro Henrique França, profissionais do audiovisual e com deficiência, foi criada para combater o capacitismo manifestado na forma de preconceito à aptidão das PCDs.

Com episódios semanais lançados toda quinta-feira, de 3 de agosto a 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência –, a primeira temporada tem o objetivo de mostrar que pessoas com deficiência podem fazer o que desejam, e não o que a sociedade as impõe.

“Mas quando você pergunta o que a sociedade determina, está muito nesse lugar de coitado, de incapaz, no lugar de ‘ah, é bonzinho, é um amor, é uma coisa fofa’, mas não é uma pessoa que tem força. Força no lugar de qualidades. O capacitismo se disfarça muito dessa coisa da boa intenção, da ajuda. E a gente não quer essa ajuda, a gente quer colocar todo mundo na mesa e discutir sobre tudo, como qualquer outra pessoa”, afirma a diretora, roteirista, designer, produtora de conteúdo e surda oralizada Benedita Casé.

Segundo França, o videocast apresenta pessoas que o público precisa conhecer. “Ou porque está ocupando espaço no direito ou porque está ocupando espaço no jornalismo ou porque conseguiu ocupar um espaço nas artes ou é um influenciador”, explica o diretor, roteirista, ator e jornalista.

As entrevistas abordam afetos e desejos, urbanismo, políticas públicas, internet, autoestima, representatividade e entretenimento. O último episódio contará com as participações das mães da dupla de apresentadores, Regina Casé e Maria Helena.

Disponíveis também no Youtube Music e Spotify, o PCDPOD tem audiodescrição, legenda e Libras.

Confira todos os detalhes nesse podcast de Cidadania.