Listen

Description

O preconceito é filho da ignorância. A educação formal e a doméstica deveriam dar conta de eliminar esse pensamento retrógrado, que impede que os jovens encarem a terceira idade como uma etapa que eles, se tudo der certo, também viverão. Além disso, muitos alimentam a ideia preconceituosa para poder se sentir sempre jovens, e negar a idade avançada, que tanto lhes assusta. O idoso do futuro é o jovem do presente, que poderá sofrer pela falta de políticas públicas e pelo preconceito.

00:10 – 1. A juventude é idolatrada é os idosos são esquecidos? Existe diferença entre idoso e velho?

04:24 – 2. Como as pessoas que estão, de fato, preocupados com os idosos deve agir?

08:29 – 3. Os jovens de hoje são os idosos de amanhã. A sociedade atual está se preparando para ser idosa?

10:03 – 4. Como fazer com aquela pessoa que tenha problemas de locomoção, por exemplo, podem participar das festas de família e outros eventos sociais? As políticas públicas voltadas para os idosos são eficazes?

14:15 – 5. Qual a importância da fala nos momentos de solidão e desespero? É possível acionar o 188? A qualquer momento, de isolamento social ou não, com medo ou pânico, além da violência doméstica, é preciso entrar em contato com terceiros!!!

16:02 – 6. Idoso ou velho?  Existe música de velho?  É na escola que se aprende a respeitar os idosos?

Foi ao ar na Rádio Câmara FM em 06/05/2020

PODCAST PSICOLOGIA COTIDIANA

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

O podcast Psicologia Cotidiana nasceu das compilações dos programas de rádio ao vivo. Tenho uma coluna semanal na rádio Câmara, e no Portal Muita Informação!, onde respondo perguntas dos ouvintes, ou falo sobre um tema específico. O objetivo é informar, esclarecer, aumentar o conhecimento e o autoconhecimento. Enfim, ajudar a quem quiser evoluir um pouquinho.

Os assuntos abordados são os mais diversos e relacionados com o dia-a-dia das pessoas. Alguns temas são: ciúme; narcisismo, sociopatia; depressão e a família; síndrome do pânico; inveja; ética e moral; síndrome de burnout; relacionamentos amorosos; transtorno bipolar; TDAH; racismo; ódio nas redes sociais; medos e fobias; luto e perdas; fanatismo religioso; drogas e dependência química, famílias tóxicas; assédio moral; abuso sexual; machismo; discriminação social; bullying; suicídio; mentira, entre outros temas sempre presentes em nossas vidas, direta e ou indiretamente. Não deixe de ouvir, e divulgue para poder ajudar alguém.

===================================

SOBRE O AUTOR

Sergio Manzione é psicólogo clínico, especialista em avaliação psicológica, psicoterapeuta, escritor, administrador, mestre em engenharia da energia, e tem mais de 35 anos de atividades profissionais. Acredita que quanto maior for o autoconhecimento, menor será o sofrimento, pois, ao compreender como somos, podemos interpretar a realidade exterior com mais suavidade, e não como um conjunto de ameaças.

===================================

✅ Clique para comprar a versão digital do livro “Viva sem Ansiedade: oito caminhos para uma vida feliz”: aqui o livro

✔Link do livro na Amazon: https://is.gd/livronaamazon

✔ Instagram: @psicomanzione https://instagram.com/psicomanzione

✔Site: www.sergiomanzione.com.br

✔Podcast (escolha seu app): https://is.gd/psicotidiana

✔Artigos: https://muitainformacao.com.br/busca?q=manzione

===================================

PROCURE AJUDA
Caso você tenha pensamentos suicidas ou qualquer tipo de sofrimento, procure ajuda especializada com o CVVe nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

===================================

Se você gostou do conteúdo, indique para os amigos e, se não gostou, indique para o inimigos... 😉😜