Listen

Description

00:50– Falando de uma forma geral, quais são os tipos de violência que podemos estar submetidos?

02:45 – A violência nas ruas, com mortes, assaltos e outras situações traumáticas, têm crescido bastante. Vivemos em uma sociedade sem base econômica e educacional e estamos em crise financeira e mental. É um momento propício para o fortalecimento desses problemas. Como lidar com essa violência sem que o medo tome conta da gente?

08:26– Você acredita que nós estamos normalizando a violência? Banalizando mortes e ignorando esses problemas sociais?

10:44 – Qual é o ponto de equilíbrio que devemos chegar, sem deixar se levar por esse medo ou sem negligenciar o fato de a violência estar crescendo? Como achar um meio termo?

13:09– E quando a violência está dentro das nossas casas, como lidar? Vamos falar primeiro sobre a violência doméstica. Quais problemas isso pode acarretar e quais traumas podemos tirar disso?

15:29 – Um tipo de violência dentro do lar que infelizmente tem acontecido muito é a violência contra criança. O caso do menino Henry é um exemplo triste disso. E acontece que muitos pais estão despreparados para o convívio com as crianças, o que tem se intensificado durante a pandemia, já que elas estão 24h dentro de casa. Como a violência pode atuar no psicológico dessas crianças? Quais problemas um adulto pode ter por ter crescido em um lar violento

17:52 – Quais fatores podem transformar alguém em uma pessoa violenta?

23:12 – O sentimento de violência contamina? Podemos passar isso de um para o outro?

24:48 – Quando identificamos a violência dentro de nós, o que devemos fazer para canalizar esse sentimento e não gerar algo maior?

Foi ao ar na Rádio Câmara FM em 28/04/2021

PODCAST PSICOLOGIA COTIDIANA

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

O podcast Psicologia Cotidiana nasceu das compilações dos programas de rádio ao vivo. Tenho uma coluna semanal na rádio Câmara, e no Portal Muita Informação!, onde respondo perguntas dos ouvintes, ou falo sobre um tema específico. O objetivo é informar, esclarecer, aumentar o conhecimento e o autoconhecimento. Alguns temas são: ciúme; narcisismo, sociopatia; depressão e a família; síndrome do pânico; inveja; ética e moral; síndrome de burnout; relacionamentos amorosos; transtorno bipolar; TDAH; racismo; ódio nas redes sociais; medos e fobias; luto e perdas; fanatismo religioso; drogas e dependência química; famílias tóxicas; assédio moral; abuso sexual; machismo; discriminação social; bullying; suicídio; mentira. Não deixe de ouvir, e divulgue para poder ajudar alguém.

===================================

SOBRE O AUTOR

Sergio Manzione é psicólogo clínico, especialista em avaliação psicológica, psicoterapeuta, escritor, administrador, mestre em engenharia da energia, e tem mais de 35 anos de atividades profissionais. É o autor do livro “Viva Sem Ansiedade – Oito Caminhos para uma Vida Feliz”. Acredita que quanto maior for o autoconhecimento, menor será o sofrimento, pois, ao compreender como somos, podemos interpretar a realidade exterior com mais suavidade, e não como um conjunto de ameaças. Atualmente, atende em seu consultório e on-line, faz palestras, é colunista do Portal Muita Informação.

===================================

✅Instagram: @psicomanzione https://instagram.com/psicomanzione

✅Site: www.sergiomanzione.com.br

✅Podcast (escolha seu app): https://is.gd/psicotidiana

✅Artigos: https://muitainformacao.com.br/busca?q=manzione

===================================

PROCURE AJUDA
Caso você tenha pensamentos suicidas ou qualquer tipo de sofrimento, procure ajuda especializada com o CVVe nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

===================================

Se você gostou do conteúdo, indique para os amigos e, se não gostou, indique para o inimigos... 😉😜