Listen

Description

#157 - Um resumo do Estoicismo em minutos - Estoicismo

Estoicismo é sobre nos ajudar a encontrar paz e felicidade em nossas vidas sob quaisquer circunstância, isto é feito através de conceitos, metodologias ou ferramentas estoicas que nos ensinam a fazer um “reframing” de tudo o que nos acontece: São 6 os principais ferramentas: 1- Dicotomia do controle; 2 - Amor Fati; 3 - Memento mori; 4 - Summum Bonum; 5 -Sympantheia; 6 - Busca de propósito

1 - Aprendemos a separar o que podemos e o que não podemos controlar - (DICOTOMIA DO CONTROLE)

“Não podemos escolher as circunstâncias externas de nossa vida, mas sempre podemos escolher a maneira como reagimos a ela” – Epicteto. Um dos valores essenciais do estoicismo é a diferenciação entre o que podemos e o que não podemos controlar

2- Aprendemos a enxergar que nada é inerentemente bom ou ruim, tudo são apenas situações (AMOR FATTI)

Marcus Aurelius o Imperador romano, disse em suas Meditações:

“Cada um de nós precisa do que a natureza nos dá, quando a natureza nos dá”

3- Aprendemos a ter uma perspectiva do que realmente importa em nossa vida e a ao mesmo tempo termos humildade  percebendo o quão insignificante somos (MEMENTO MORI)

Você vai morrer. Sendo jovem ou velho, não sabe quando isso vai acontecer, rico ou pobre.

“A maioria dos homens minguam e fluem em miséria entre o medo da morte e as dificuldades da vida; eles não estão dispostos a viver, e ainda não sabem como morrer” – Sêneca.

4 - As coisas que realmente importam são nossos valores e o que fazemos com eles em todos os momentos. Os quatro valores ou virtudes carteais do estoicismo são: Coragem, Sabedoria, Temperança e Justiça. (SUMMUM BONUM)

Eles disseram que tudo o que enfrentamos na vida é uma oportunidade de responder com virtude. Mesmo em situações ruins. Mesmo os dolorosos ou assustadores. É o caminho essencial da vida, não importa quão difícil seja o momento.

“Apenas que você faça a coisa certa. O resto não importa” – Marco Aurélio, Meditações, 6. 2.

“A virtude proporciona uma alegria eterna e tranquilizadora, mesmo que surja algum obstáculo, mas como uma nuvem passageira, que se interpõe frente ao sol, mas nunca prevalece contra ele”- Sêneca

5 - Estamos todos conectados e fazemos todos parte de um bem maior, por isto devemos ser caridosos e bondosos com o próximo, em especial com os menos favorecidos. (SYMPATHEIA)

Quando outras pessoas sofrem, nós sofremos. Quando o mundo sofre, nós sofremos. (O que é ruim para a colmeia é ruim para a abelha, disse Marcus).

Para os estóicos, somos todos parte de um mesmo organismo maior. Estamos todos unificados e compartilhamos a mesma substância. Respiramos o mesmo ar. Compartilhamos as mesmas esperanças e sonhos. Todos nós descendemos da mesma longa cadeia de evolução – e isso é verdade não importa de que raça você seja, não importa de onde você venha ou no que você acredite.

“Respeitem os deuses e cuidem uns dos outros. A vida é curta – o fruto desta vida é um bom caráter e atos para o bem comum.” Marcus Aurelius

6- Temos que buscar um propósito maior de evolução de nossa alma durante esta experiência humana pela qual estamos passando aqui na terra neste breve período de tempo. Esta evolução se dá através do conhecimento e da sabedoria que deve ser compartilhando com seu próximo.

www.meditacaoestoica.com.br

link tree leo simao

https://linktr.ee/leosimao