Listen

Description

#178 - Coragem! - Seneca - Estoicismo

Estes são tempos de extremismo político crescente. Também são tempos de corrupção e desigualdade crescente. Tendências enormes e alarmantes estão varrendo a cultura, o governo e a economia. Em certo sentido, isso é novo, mas em outros aspectos é uma história tão antiga quanto a sociedade civilizada.

Portanto, a questão não é por que ou o quê ou quem ou mesmo como – é onde. Onde está a coragem? Onde estão as pessoas se levantando para parar tudo isso? Onde estão os heróis, grandes e pequenos? O membro da camara ou do congresso que se recusa a mancomunar com seus colegas corruptos. A celebridade que usa sua plataforma para falar a verdade, em vez de se apropriar no que a multidão decidiu que é certo.

Para os estóicos, a coragem era a maior das virtudes. Ser corajoso o suficiente para tomar uma posição, arriscar o próprio pescoço. Jogar-se na frente do carro para salvar outra pessoa. Ou, como Mario Savio colocou no campus de Berkeley na década de 1960 durante o movimento da Liberdade de Expressão, “colocar seus corpos nas engrenagens e nas rodas, nas alavancas, em todo o aparato… para fazê-lo parar”.

Coragem também era independência. Recusando-se a acovardar a maioria e, em vez disso, manter-se em um padrão mais alto. Esse padrão era a justiça, outra virtude essencial. Isso significava insistir no que era certo. Atacar a corrupção, a intolerância pela injustiça. Proteger os oprimidos ou os fracos.

Ainda existem heróis por aí? Sim. Vemos isso em Lori Gilbert-Kaye, que morreu protegendo seu rabino de um atirador. Vemos isso quando as pessoas admitem que estavam erradas. Quando os acadêmicos desafiam o politicamente correto e a ortodoxia. Vemos isso quando um colega de classe enfrenta um valentão. Vemos isso quando um bombeiro entra correndo em um prédio em chamas, ou quando um policial corre em direção ao tiroteio. Quando a pessoa comum diz: “Ei, não diga coisas assim. Não trate outras pessoas assim. Não está certo."

Mas não vemos o suficiente. Em parte porque nós mesmos não fazemos isso o suficiente.

Um texto de Ryan Holiday

Estoicismo é uma fórmula que nos ajuda a superar os desafios e dificuldades da vida.

A filosofia vida estoica foi criada na Grécia a mais de 2000 anos por Zenão e propagada por Epicteto, Marco Aurélio e Sêneca entre outros.

Presente na vida de grandes homens e mulheres em todo o mundo, vem ajudando de forma prática a superar as lutas e os desafios diários. Desde Treinadores e Jogadores da NFL, NBA… Empreendedores de sucesso do vale do silício, grandes estadistas atuais e históricos como George Washington, Winston Churchill, Benjamin Franklin dentre inúmeros outros estoicos.

O Estoicismo é capaz de gerar impactos positivos incríveis nos nosso momentos de maior dificuldades e desafios. Ele nos traz autoconfiança, alta performance e paz de espírito em meio a qualquer crise, seja ela no trabalho, no relacionamento ou pessoal.

Você pode nos escutar diariamente na Spotify, Apple, e Google podcast e no Instagram buscando por MEDITACAO ESTOICA

@meditacaoestoica @leosimao10 @poderestoico

link tree leo simao

https://linktr.ee/leosimao

www.meditacaoestoica.com.br

#meditacaoestoica #poderestoico #estoico #Estoicismo #filosofiaestoica

#marcusaurelius #marcoaurelio #seneca #epicteto #zenao #epiteto #epictectus

#filosofia #filosofo #sabedoria #amorfati #mementomori #filosofar #autoconhecimento